Teses e técnicas argumentativas sob a nova retórica em Oração aos moços, de Rui Barbosa
Resumo
O processo argumentativo presente nos discursos de um jurista estabelece um vínculo indissociável entre aqueles e a retórica. Assim, é que se propôs, à luz da teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), com a Nova Retórica, verificar teses e técnicas argumentativas identificadas no discurso Oração aos moços, de Rui Barbosa. Para desenvolvimento da pesquisa, o discurso-objeto, deste trabalho, foi dividido em partes/temáticas para melhor compreensão acerca das teses reveladas. As análises apontam várias teses – entre as de adesão inicial e as centrais. Dentre as técnicas, as mais utilizadas foram a dos argumentos quase-lógicos e a dos argumentos baseados na estrutura do real. Por fim, este artigo traz contribuições aos estudiosos da Nova Retórica, no tocante a técnicas argumentativas, por meio do discurso de um orador que, enquanto apresenta ironias e sarcasmos, congratula os formandos pela colação de grau e os impulsiona a lutarem por um futuro melhor para o Brasil.
Downloads
Referências
BARBOSA, R. Oração aos moços. Coleção a obra-prima de cada autor. São Paulo: Martin Claret, 2003.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStfArquivo/anexo/ADPF186.pdf. Acesso em: 06 de novembro de 2015.
MANELI, M. A nova retórica de Perelman – Filosofia e metodologia para o século XXI. Tradução de Mauro Raposo de Mello. Barueri: Manole, 2004.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina de Almeida P. Galvão. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução de I.C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SOUZA, G. S. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos. Tese de doutorado. Araraquara: UNESP, 2003.
SOUZA, G. S. A argumentação no discurso: questões conceituais. In: FREITAS, A. C.; RODRIGUES, L. O.; SAMPAIO, M. L. P. (Org.). Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Mossoró: Queima-bucha, 2008. p. 57-74. 180 p.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.