O “Triunfo Eucharistico” e a “Arte Retorica" na festa barroca (Vila Rica, 1733)

A orientação persuasiva na "Previa Alocutoria", de Simão Ferreira Machado

Palavras-chave: Triunfo Eucharistico; Arte Retórica; Festa Barroca

Resumo

Neste artigo, examinamos aspectos do opúsculo “Triunfo Eucharistico – exemplar da cristan - dade lusitana”, no qual Simão Ferreira Machado narra a primeira Festa Barroca na região mineradora, na Capitania das Minas, por ocasião da trasladação do Santíssimo Sacramento da Igreja da Senhora do Rosário dos Pretos para o novo templo da Senhora do Pilar, em Vila Rica, 1733. O realce volta-se para o exame da “Previa Allocutoria” – seção de apresentação da obra, sob o prisma da Arte Retórica, de Aristóteles, e teorias do discurso, como a Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2006 e 2022) e a Argumentação (PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA,1996). Diante da observação sobre a sua orientação persuasiva, buscamos entender duas questões: a primeira, como se dá a orientação persuasiva em relação aos imaginários sociodiscursivos mobilizados pelo narrador; a segunda, como ele constitui o seu auditório ou público-leitor, enquanto destinatário ideal do relato. Percebemos que, para além da persuasão religiosa existem outros elementos relevantes, como a própria configuração social e a mobilização de imaginários de “verdade” ou “revelação”, enquanto preceitos políticos, doutrinários e ideológicos.

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Publicado
2023-07-29