Formação continuada de professores de língua inglesa no Brasil

possibilidades para a formação docente a partir dos desafios enfrentados no período pandêmico

  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Universidade Federal de São João del-Rei https://orcid.org/0000-0002-8859-3896
  • Ana Flávia Soares de Almeida Pedrosa Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: Formação continuada, Língua Inglesa, Iniciação Científica

Resumo

O presente trabalho busca investigar caminhos plausíveis para otimizar a formação continuada de professores de língua inglesa considerando-se o contexto pós-pandêmico. Assim, discutiremos, brevemente, sobre a pesquisa de Iniciação Científica (COSTA LEITE, PEDROSA, 2021) que inspirou e guiou este trabalho, bem como sobre a formação continuada de professores de língua inglesa (CELANI, 2001; OLIVEIRA, 2012; SÓL, 2016), suas características, definições e seu estado atual no Brasil. A partir deste estudo, destacaremos possíveis caminhos para uma formação continuada mais ampla, tais como: a ampliação de políticas públicas para a formação de professores, o desenvolvimento de mais programas a partir de instituições de ensino superior públicas, o acesso a eventos gratuitos voltados para todos os contextos de ensino, bem como a valorização de programas de extensão, grupos de estudo e pesquisa.

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Publicado
2024-03-11