(Re)incidências das transdisciplinaridades em uma sequência didática para a educação linguística em inglês com crianças

Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Capacidades de linguagem; Inglês para crianças; Sequência didática; Educação linguística na infância.

Resumo

Neste trabalho apresentamos constituintes (CEC) de relações entre elementos transdisciplinares e capacidades de linguagem, ao analisar interações realizadas em três aulas ministradas durante a aplicação de uma sequência didática (SD) do gênero canção contemporânea pop (CCP) para identificar aparições dos CEC e sua influência para a educação linguística em inglês com crianças. O gênero CCP propulsionou espaços para a inserção de elementos ensináveis do inglês e da linguagem musical, favorecendo atividades e interações transdisciplinares junto a crianças de uma turma de quarto ano, cujo objetivo é que os alunos produzissem uma CCP com função motivacional em inglês. A pesquisa se caracteriza qualitativa-interpretativa, diante do foco nas análises de três excertos de transcrições de aulas, e quantitativa, por conta dos gráficos que ilustram a incidência dos CEC nas interações. Os resultados constatam a importância dos CEC e das relações transdisciplinares para a realização das interações e atividades e a concretização do projeto de classe.

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Publicado
2024-03-11