Elementos visuais em Materiais Didáticos e estratégias pedagógicas no ensino do português escrito para alunos surdos

Palavras-chave: Bilinguísmos, Elementos e estratégias visuais, Libras

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar como a utilização de recursos visuais e textos multimodais pode melhorar a compreensão e o engajamento de alunos surdos nas atividades de ensino. De modo complementar, o estudo apresenta diferentes perspectivas relacionadas à importância do ensino bilíngue, e analisa o papel dos elementos visuais nas práticas pedagógicas como forma de contribuição para potencializar a aprendizagem dos alunos surdos no ambiente educacional. Ao longo do texto, são trazidas investigações acerca da compreensão da língua portuguesa escrita pelos surdos e apresentados exemplos de materiais didáticos visuais desenvolvidos e adaptados. Sendo assim, a pesquisa propõe uma abordagem ampla e integrada da semiótica e da multimodalidade do ensino na construção de conhecimentos de alunos surdos.

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Biografia do Autor

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia, Professora Adjunta  do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras , Instituto de saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, Líder do NUEDIS-CNPq (Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos) na UFF e do GEPSLIBRAS- Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras na UNB,e-mail: gildeteamorim@id.uff.br

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Publicado
2025-01-24