Noites natalinas em verso e em prosa: as formas da poesia de Carlos Drummond de Andrade
Abstract
O termo "poesia" é difícil de ser definido objetivamente, sempre em transformação ao longo dos anos. O fato é que ela se manifesta de diferentes formas: em verso, em prosa, em narrativas e em descrições. Há uma linguagem própria da poesia, portanto, que não depende necessariamente de ser expressa em um texto versificado. Tal situação é evidente na vasta obra de Carlos Drummond de Andrade, cuja produção ostenta as mais diversas formas poéticas. Nesse sentido, objetiva-se, com este artigo, verificar como a linguagem da poesia drummondiana manifesta-se em verso e em prosa em dois textos que representam o mesmo tema, uma noite de Natal: "O que fizeram do Natal" e "Presépio". O primeiro é um curto poema em versos livres do livro de estreia, Alguma poesia de 1930; o segundo, um conto de Contos de aprendiz, publicado em 1951.
Downloads
References
ANDRADE, Carlos Drummond de. Presépio. In:_____. Contos de aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.36-39.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
BUZZATI, Dino. O deserto dos tártaros. Tradução: Aurora Bernardini e Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de Drummond. In:_____. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p.67-97.
ELIOT, T. S. De poesia e de poetas. Tradução Ivan Junqueira. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MALARD, Letícia. No vasto mundo de Drummond. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
MENDES, Murilo. Os melhores poemas de Murilo Mendes. Seleção de Luciana Stegagno Picchio. 3ª edição. São Paulo: Global, 2000.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia não é difícil: introdução à análise de texto poético. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
NERVAL, Gérard de. Sylvie. Illustrations de P. E. Bécat. Paris: Les heures claires, 1949.
PACHECO, Ana Paula. Um Drummond insuspeitado? In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos de aprendiz. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
PIRES, Antônio Donizeti. O concerto dissonante da modernidade: narrativa poética e poesia em prosa. Itinerários, n.44. Araraquara, 2006, p.35-73.
QUINTANA, Mário. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.
ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SOUZA, Cristiane Rodrigues de. O poeta gauche de Alguma poesia. In: PIRES, Antônio Donizeti; ANDRADE, Alexandre de Melo. No pomar de Drummond: nova seara crítica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
TADIÉ, Jean-Yves. Le récit poétique. Paris: PUF, 1978.
TELES, Gilberto Mendonça. Drummond: estilística da repetição. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1976.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.