Experiências orais e escritas nas Plenarinhas da Educação Infantil: um guia de formação docente enquanto se propõe a participação infantil (DF, 2013-2021)

Palavras-chave: Plenarinha da Educação Infantil; Distrito Federal; Experiência oral e escrita; Formação e prática docente.

Resumo

Atentar-se para a Plenarinha da Educação Infantil em Brasília é analisar aquilo que está implícito no seu nome: a forma como as crianças participam, de acordo com os temas que são propostos no projeto anual da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para além de questões relacionadas diretamente ao protagonismo infantil, o estudo dos guias das Plenarinhas permite buscar pelos indícios da (trans)formação da docência na Educação Infantil, uma vez que professores e professoras têm que repensar suas práticas na relação com as vivências sugeridas para as crianças e as indicações de referências. Funcionando, portanto, como um documento norteador e formador, o guia da Plenarinha pode ser indagado sobre a forma como as experiências orais e escritas comparecem na relação com o tema central, reformulado a cada ano. É para essa relação, que se integra também à (trans)formação docente, que o presente se volta.

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Biografia do Autor

Etienne Baldez Louzada, Universidade de Brasília - UnB

Professora adjunta e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, DF, Brasil.

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Publicado
2021-12-29