Aspectos Segmentais e Suprassegmentais na Avaliação da Pronúncia do Professor de Língua Estrangeira

  • Diego Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
Palavras-chave: Avaliação docente, Proficiência oral, Língua estrangeira, Pronúncia

Resumo

A proficiência oral do professor de línguas é um tema amplamente debatido na literatura e a avaliação docente pode atuar como um instrumento capaz de mapear limitações enfrentadas por professores em contextos de ensino e aprendizagem. Este trabalho propõe apresentar critérios avaliativos empiricamente desenvolvidos para a avaliação da pronúncia do professor de línguas. Os critérios, em forma de descritores, foram desenvolvidos a partir da aplicação de EBBs (Empirically derived, Binary choice, Boundary definition scales), metodologia empírica para a produção de escalas de proficiência linguística, em gravações do banco de dados do EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras). Os resultados da análise confirmam o papel proeminente de aspectos suprassegmentais como critério para classificar desempenhos mais e menos satisfatórios, assim como aspectos segmentais como de importância secundária, mas ainda sim relevantes para a produção de enunciados inteligíveis.

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Biografia do Autor

Diego Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus IBILCE. São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado
2021-12-29