A ninfa-histérica:
reminiscência e sobrevivência pulsional
Abstract
Esse texto pretende analisar o elemento pulsional e feminino na psicanálise, a partir de duas figuras de mulher; a saber, a ninfa na história da arte e a histérica, figura de mulher dissecada pelos primeiros textos de Sigmund Freud. O objetivo é aproximar essas figuras dos conceitos de reminiscência e sobrevivência (nacheleben). A reminiscência enquanto um sintoma que surge com muita prevalência na clínica da histeria, e o conceito de sobrevivência ou nacheleben, abordado pelo historiador de arte Aby Warburg e relido pelo filósofo Didi-Huberman.
Downloads
References
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: ensaio sobre o panejamento caído. Trad. António Preto. Lisboa: KKYM, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluida: essai sur le drapé-désir. Paris: Éditions Gallimard, 2015a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: ensaio sobre o panejamento caído. Trad. António Preto. Lisboa: KKYM, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluida: essai sur le drapé-désir. Paris: Éditions Gallimard, 2015a.
Copyright (c) 2025 Caletroscópio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.