A lenda do Caboclo D´água: uma trajetória enunciativa folkcomunicativa
Resumen
Se verdade ou mentira, o fato é que a lenda do Caboclo D’água, presente em várias cidades brasileiras, está mais viva do que nunca. De 2009 para cá, a lenda se transformou em um fenômeno midiático, que teve como implicações mais imediatas a inauguração de uma estátua de dois metros na entrada da cidade de Barra Longa/MG e a criação de uma Associação de Caçadores de Assombrações, que vem se dedicando à captura do Caboclo D’água, oferecendo, inclusive, um prêmio de R$ 10.000,00 para quem conseguir tirar uma foto da criatura. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar, do ponto de vista discursivo, a (re)construção moderna da lenda por veículos midiáticos e por moradores que afirmam terem visto a criatura. Além disso, pretende-se refletir sobre os impactos da midiatização sofridos pela lenda, do ponto de vista de sua construção linguageira. O aporte teórico utilizado por nós está ligado ao conceito de arquivo , de Foucault (1995), de folkcomunicação (BELTRÃO, 1967), de folkmídia (LUYTEN, 2002) e das reflexões de Bravin (2011) sobre a repercussão da lenda em jornais impressos e na internet.Descargas
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Publicado
2012-12-03
Sección
Artigos
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