Variedade padrão na escola do campo e letramento: construir caminhos de participação e autonomia para o aprendiz crítico-participativo
Resumen
Esta resenha objetiva analisar os principais resultados da tese de Doutorado Letramento e Linguagem em Escola Rural no Maranhão, cujo aporte teórico se embasa na Sociolinguística variacionista com perspectivas de Bortoni-Ricardo (2011, 2005, 2006) e de Bagno (2002, 2003, 2007), escolhidos pela pesquisadora Maria Da Guia Taveiro Silva, cujo enfoque se volta às práticas de ensino da língua padrão em sala de aula rural e as influências da professora e da comunidade de origem dos alunos nesse aprendizado. A estudiosa enfoca os usos coloquiais, informais da língua tanto pela professora quanto pelos alunos no contexto da sala de aula, o que dificulta o aprendizado da variedade de prestígio. Para ela, o desconhecimento da Teoria Sociolinguística pelo professor pode até mesmo causar desmotivações e fracassos sócio-escolares nos aprendizes. O diálogo com a pesquisadora Taveiro Silva permitiu lançar olhares mais críticos para a importância da leitura na sala de aula e para a formação da criticidade aos usos e aquisição da norma-padrão. Para isso, nosso olhar seguiu breves pistas por ela deixadas, como algumas interações entre professora e alunos acerca de assuntos essenciais, tais como leitura e escrita. Assim, acrescentamos a perspectiva do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD Campo), programa governamental lançado somente em 2013 cujo objetivo é criar um material, como o livro didático, às novas concepções do paradigma da Educação do Campo.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2016-06-27
Sección
Resenhas
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.