Atividade de leitura aliada ao ensino da conjunção "e" em poemas: uma perspectiva funcionalista
Resumen
Muitas vezes, a definição da classe dos conectivos, bem como as classificações deles propostas pela gramática tradicional não são suficientes. A visão estruturalista e tradicional utiliza-se dos critérios semânticos, sintáticos e morfológicos para explicar a classe dos conectivos, de maneira independente e isolada, sem aplicação prática, partindo da regra pura e sistemática, sem considerar os diversos usos do falante de língua portuguesa. Por isso, propomos, neste trabalho, duas atividades de leitura que auxiliem o aluno na aprendizagem da gramática, em especial do conectivo “e”. Para tanto, analisaremos como o conectivo “e” é abordado pelas gramáticas, observando as deficiências das definições oferecidas aos alunos, e proporemos algumas atividades de leitura que desenvolvam a capacidade de análise e de compreensão das relações que esse conectivo pode realizar. Nesse ínterim, o trabalho com a gramática será embasado teoricamente pela linguística funcional. Assim, pretendemos imbricar em nossa análise funcionalismo e leitura, propondo atividades que trabalhem o conhecimento linguístico, textual e de mundo do aluno.
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