Sonho e embriaguez: o duplo estético nietzschiano em “Verde lagarto amarelo”, de Lygia Fagundes Telles
Resumen
Este trabalho promove uma análise crítica do conto “Verde lagarto amarelo”, de Lygia Fagundes Telles, texto em que será explorado o tema do duplo a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche. A rivalidade entre os irmãos Eduardo e Rodolfo será estudada como uma projeção dos conceitos nietzschianos ligados àquilo que o filósofo chama de metafísica de artista, em que as imagens de Apolo e Dioniso simbolizam dois impulsos artísticos opostos, a saber: o sonho e a embriaguez. Nosso objetivo é expor uma concepção de duplo em que a divisão – ou cisão opositiva −, seja entendida como um método de representação de dois ideais artísticos bem distintos, mas que, apesar de opostos, se fazem complementares, distanciando-se da perspectiva dialética com que o tema do duplo tende a ser estudado e como habitualmente se faz representado literariamente.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Citas
GRIMAL, Pierre. Dicionário de mitologia grega e romana. Tradução de Victor Jabouille. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1993.
KRAUSZ, Luis S. Dioniso. In: História Viva. Sao Paulo: Duetto Editorial, 2003. Coleção Deuses da Mitologia n.4.
LAMAS, Berenice Sica. O duplo em Lygia Fagundes Telles: um estudo em psicologia e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofia com o martelo. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
______. A visão dionisíaca do mundo: e outros textos de juventude. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. Tradução, notas e posfácio de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. As faces do duplo na literatura. In: INDURSKY, Freda; CAMPOS, Maria do Carmo Alves de (Org.). Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Sagra-Luzzato, 2000, p. 111-123.
PAES, Carolina Casarin. O apolíneo e o dionisíaco no pensamento de Nietzsche. In: ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR SOBRE A DIVERSIDADE, 2., 2013, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: UNESPAR/FECILCAM, 2013, p. 145-152.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2001.
TELLES, Lygia Fagundes. Meus contos preferidos. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
KRAUSZ, Luis S. Dioniso. In: História Viva. Sao Paulo: Duetto Editorial, 2003. Coleção Deuses da Mitologia n.4.
LAMAS, Berenice Sica. O duplo em Lygia Fagundes Telles: um estudo em psicologia e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofia com o martelo. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
______. A visão dionisíaca do mundo: e outros textos de juventude. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Maria Cristina dos Santos de Souza. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. Tradução, notas e posfácio de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. As faces do duplo na literatura. In: INDURSKY, Freda; CAMPOS, Maria do Carmo Alves de (Org.). Discurso, memória, identidade. Porto Alegre: Sagra-Luzzato, 2000, p. 111-123.
PAES, Carolina Casarin. O apolíneo e o dionisíaco no pensamento de Nietzsche. In: ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR SOBRE A DIVERSIDADE, 2., 2013, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: UNESPAR/FECILCAM, 2013, p. 145-152.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2001.
TELLES, Lygia Fagundes. Meus contos preferidos. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
Publicado
2017-12-30
Sección
Artigos - Fluxo contínuo
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.