Itinerários de dois poetas em Ouro Preto: Manuel Bandeira e Cecília Meireles - A antiga Vila Rica na revista Travel in Brazil

  • Luís Antonio Contatori Romano Unifesspa

Resumen

Este artigo tem como propósito estudar os textos de Manuel Bandeira e Cecília Meireles sobre Ouro Preto, publicados na Travel in Brazil, nos anos de 1940-41, revista editada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda do Governo Vargas e destinada a atrair o olhar do turista estrangeiro. Parte-se das acepções de viajantes definidas por Cristóvão (2002 e 2009) e do conceito de turismo literário, proposto por Hendrix (2014). As impressões que Bandeira e Meireles registram em seus textos serão cotejadas com as de outros viajantes que visitaram Ouro Preto, a partir do século XIX, e também com outros textos dos dois poetas brasileiros, por exemplo, o Guia de Ouro Preto, de Manuel Bandeira, publicado pela primeira vez em 1938.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Luís Antonio Contatori Romano, Unifesspa
Professor de Estudos Literários na Unifesspa, Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Unifesspa e Pesquisador Produtividade do CNPq (Nível 2).

Citas

BANDEIRA, Manuel. “Ouro Preto, a Antiga Villa Rica”. In: Travel in Brazil, vol. 1, nº 4. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1941.
____. Crônicas da Província do Brasil. São Paulo: Cosac Naif, 2006.
____. Guia de Ouro Preto. São Paulo: Global, 2015.
BENJAMIN, Walter. “O Narrador”. In: Obras Escolhidas – Magia e Técnica. Arte e Política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BILAC, Olavo. Crônicas e Novelas. 2014. São Paulo: Poeteiro Editor Digital, 2014. www.poeteiro.com. Acessado em 22/11/2016.
BURTON, Richard Francis. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. Trad. De David Jardim Júnior. Brasília: Senado Federal, 2001.
CRISTÓVÃO, Fernando (Coord.). Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens. Coimbra: Almedina, 2002.
____ (Coord.). Literatura de Viagens – Da Tradicional à Nova e à Novíssima. Coimbra: Almedina, 2009.
ECO, Umberto (Org.). História da Feiura. Rio de Janeiro: Record, 2014.
EULALIO, Alexandre. A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp-Fapesp-Imprensa Oficial do Estado, 2001.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. São Paulo: Global, 2006.
____. Casa-Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2015.
HENDRIX, Harald. “Literature and Tourism: Explorations, Reflections, and Challenges” In: QUINTEIRO, Sílvia e BALEIRO, Rita (Orgs.). LIT&TOUR Ensaios Sobre Literatura e Turismo. Famalicão (Portugal): Edições Húmus, 2014.
JARDIM, Ana Cristina Magalhães. O Mito de Marília de Dirceu – 1792 a 1889: aspectos da construção e da apropriação de heróis românticos e o processo de formação da Nação Brasileira. Dissertação de Mestrado em História: Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (Univ. Fed. De Ouro Preto), 2014.
MEIRELES, Cecília. “Semana Santa em Ouro Preto”. In: Travel in Brazil, vol. 2, nº 4. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1942.
____. Inéditos. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1967.
____. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1989.
____. Crônicas de Viagem 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999a.
____. Crônicas de Viagem 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999b.
SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil. Trad. De Leonam de Azeredo Pena. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941.
____. Viagem às Nascentes do Rio São Francisco. Trad. De Regina Regis Junqueira. 2.ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004.
Publicado
2019-07-24
Sección
Artigos - Fluxo contínuo