Romantismo e modernismo: da personalização à despersonalização do sujeito poético

  • Fernando Villatore UFPR

Resumen

Através do cotejo de textos críticos de Wordsworth, Coleridge e Eliot, este trabalho busca verificar de que maneira suas perspectivas teóricas acerca da personalização e despersonalização do sujeito poético se relacionam entre si, tendo sempre em vista o modo como tais perspectivas figuram dentro da poética romântica, no caso dos dois primeiros, e da poética moderna, no caso do último.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fernando Villatore, UFPR
Possui licenciatura em Letras Português (2003) e bacharelado em Letras Inglês com Ênfase em Estudos Literários (2015), ambos pela Universidade Federal do Paraná. É tradutor, avaliador de redações, sound designer e produtor musical independente. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Italiana e tradução, e nas áreas de áudio e produção musical. Atualmente é aluno de pós-graduação na UFPR (Mestrado em Estudos Literários: Alteridade, mobilidade e tradução) e desenvolve estudos a respeito das relações entre música e literatura, mais especificamente de tradução e crítica da obra musical e poética do cantor e poeta norte-americano Jim Morrison e a banda The Doors.

Citas

ABRAMS, M. H. O espelho e a lâmpada: teoria romântica e tradição crítica. Trad. Alzira Vieira Allegro. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

BAUDELAIRE, 2012. Charles. As flores do mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BLOOM, Harold. A angústia da influência: uma teoria da poesia. Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2002.

BORGES, Jorge Luís. Outras Inquisições. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

COLERIDGE, Samuel Taylor. Poemas e excertos da “Biographia literaria”. Org. e trad. Paulo Vizioli. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

ELIOT, T. S. A terra devastada. Trad. Gualter Cunha. Lisboa: Relógio D’Água, 1999.

______. Ensaios. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo: Art. Editora, 1989.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. Marisa M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

MULLAN, John. “Composed upon Westminster Bridge”. In: British Library, Discovering literature: romantics and Victorians, 2014. Disponível em: < http://www.bl.uk/romantics-and-victorians/articles/composed-upon-westminster-bridge>. Acesso em: 29 out. 2017.

SOUZA, Roberto Acízelo de (Org. e trad.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922). Chapecó: Argos, 2011.

WILSON, Edmund. O castelo de Axel: estudo sobre a literatura imaginativa de 1870 a 1930. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1985.

WORDSWORTH, William (2007). O olho imóvel pela força da harmonia. Trad. Alberto Marciano e John Milton. 2. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2008.

WORDSWORTH, William; COLERIDGE, Samuel Taylor. Lyrical ballads, with a few other poems. 1. ed. London: J. & A. Arch, 1798.
Publicado
2019-07-24
Sección
Artigos - Fluxo contínuo