Aquisição variável de sequências triconsonantais por aprendizes campinenses de inglês como L2

  • Felipe Santos dos Reis Universidade Federal da Paraíba
  • Rubens Marques de Lucena Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Este trabalho tenciona investigar a aquisição de um padrão variável do inglês por parte de aprendizes campinenses de L2, focalizando, mais especificamente, na produção de sequências triconsonantais do tipo Ct/d]σC. Assim, nossa pesquisa, sociolinguisticamente orientada (LABOV, 1972/2008), busca descrever e explicar a variação na interlíngua de aprendizes campinenses de inglês como L2 no que diz respeito à produção desse padrão fonológico variável no inglês como L1. Os resultados indicam que a sonoridade das consoantes anteriores é estatisticamente significativa para a aplicação de estratégias de reparo, sobretudo a de apagamento das oclusivas coronais, na interlíngua do conjunto de aprendizes investigado.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Felipe Santos dos Reis, Universidade Federal da Paraíba
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.
Rubens Marques de Lucena, Universidade Federal da Paraíba
Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING).

Citas

BERG, Thomas. Linguistic Structure and Change: An Explanation from Language Processing. Oxford: Oxford University Press, 1998.
BISOL, Leda. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUC – RS, 1996.
______. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, Maria Helena de Moura (org.). Gramática do português falado. v. 7: Novos Estudos. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1999. p. 701-742.
BLEVINS, Juliette. The independent nature of phonotactic constraints: an alternative to syllable-based approaches. In: FÉRY, Caroline; van de VIJVER, Ruben. (eds.). The Syllable in Optimality Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. p. 375-403.
BOERSMA, Paul; WEENINK, David. Praat: Doing phonetics by computer [Computer program]. Version 5.3.56. 2013. Disponível em: .
BROSELOW, Ellen; CHEN, Su-I.; WANG, Chilin. The emergence of the unmarked in second language phonology. Studies in second language acquisition. n. 20, 1998. p. 261-280.
CLEMENTS, George Nick. The role of the sonority cycle in core syllabification. In: KINGSTON, J.; BECKMAN, M. E. (eds.) Papers in Laboratory Phonology I: Between the grammar and physics of speech. Cambridge, CUP, 1990. p. 283–333.
COLLISCHONN, Gisela. Epêntese Vocálica e Restrições de Acento no Português do Sul do Brasil. Signum: Estud. Ling., Londrina, n. 7/1, jun. 2004. p. 61-78.
CRUTTENDEN, Alan. Gimson’s Pronunciation of English. 8th edition. London: Arnold, 2014.
CSIDES, Csaba. A Typology of English Consonant Clusters. Proceedings of the International Conference on English Language and Literatures in English 3 (ELLE 3). Kolozsvár (Cluj-Napoca): Casa Cartii Stiinja, 2013. p. 49-56.
GORMAN, Kyle; JOHNSON, Daniel Ezra. Quantitative analysis. In: BAYLEY, Robert; CAMERON, Richard; LUCAS, Ceil (Eds.). The Oxford handbook of sociolinguistics. Oxford, UK: Oxford University Press, 2013. pp. 214–240.
GUY, Gregory R.; ZILLES, Ana. Sociolinguística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
______.; BOBERG, Charles. Inherent variability and the Obligatory Contour Principle. Language Variation and Change, 9, 1997. p. 149-164.
HAMMOND, Michael. The phonology of English: a prosodic optimality-theoretic approach (The Phonology of the World’s Languages). Oxford: Oxford University Press, 1999.
HOSMER, David W.; LEMESHOW, Stanley. Applied logistic regression. 2nd ed. New York: Wiley, 2000.
JESPERSEN, Otto. Phonetische Grundfragen. Leipzig and Berlin: Teubner, 1904.
LABOV, William. (1972). Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
______. The child as linguistic historian. Language Variation and Change, n. 1, 1989.p. 85–97.
LIMA, Luana Anastácia Santos de; LUCENA, Rubens Marques de. Processo de monotongação no brejo paraibano: uma análise variacionista. In: 60ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas - SP. Anais/ Resumos da 60ª Reunião Anual da SBPC: Publicação eletrônica, 2008.
MAZZONI, Dominic; DANNENBERG, Roger et al. Audacity [Computer program]. Version 2 (2.0.6). 2014. Disponível em: .
PARKER, Steve. Sonority. In: van OOSTENDORP, Marc et al. (eds.). The Blackwell Companion to Phonology, Volume II. 2011. p. 1160-1184.
PIERREHUMBERT, Janet B. Syllable Structure and Word Structure: a Study of Triconsonantal clusters in English. In: KEATING, Patricia (ed.). Phonological Structure and Phonetic Form: Papers in Laboratory Phonology III. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994. p. 168-188.
PULGRAM, Ernst. Consonant cluster, consonant sequence and the syllable. Phonetica, 13, 1965. p. 76-81.
ROBERTS, Julie. Acquisition of Variable Rules: (-t,d) deletion and (ing) production in preschool children. Doctoral dissertation, University of Pennsylvania, 1994.
SANKOFF, David; TAGLIAMONTE, Sali A.; SMITH, Eric. GoldVarb X: a variable rule application for Macintosh and Windows. Department of Linguistics, University of Toronto, 2005.
SELKIRK, Elisabeth. The prosodic structure of function words. In: MORGAN, James L.; DEMUTH, Katherine. (Eds.). Signal to Syntax: Bootstrapping from Speech to Grammar in Early Acquisition. Lawrence Erlbaum Associates, 1995. p. 187-214.
______. The Prosodic Structure of Function Words. In: McCARTHY, John. (ed.). Optimality Theory in Phonology: A Reader, Blackwell Publishing, 2003. p. 464-482.
SCHNEIDER, André; SCHWINDT, Luiz Carlos da Silva. A epêntese vocálica medial em PB e na aquisição de inglês como LE: uma análise morfofonológica. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n.1, jan./mar. 2010. p. 16-26.
TEMPLE, Rosalind A. M. (t, d): The Variable Status of a Variable Rule. Oxford University Working Papers in Linguistics, Philology and Phonetics. 2009. p. 145–170.
WILTSHIRE, Caroline. New Englishes and the emergence of the unmarked. In: GREEN, E.; MEYER, C. F. (Eds.). The variability of current World Englishes. Berlin: De Gruyter, 2014. pp. 13–38.
Publicado
2019-12-30
Sección
Artigos - Fluxo contínuo