Da Vila Rica histórica à mítica
construção do espaço narrativo em Os sinos da agonia, de Autran Dourado
Resumen
No romance Os sinos da agonia, de Autran Dourado, são narradas, com focalização variada, as jornadas de Januário, Malvina e Gaspar, que formam um triângulo amoroso. Tais personagens, às voltas com questões referentes à morte, refletem o clima de decadência da cidade de Vila Rica nos últimos suspiros da economia aurífera colonial. No desenrolar dessa teia, o narrador toma a postura de desafiador do tempo e parte dos acontecimentos narrados e do pano de fundo histórico para atingir uma dimensão mítica e refletir sobre grandes temas universais. O intuito deste artigo é verificar o modo como o espaço narrativo é construído por esse narrador, compreendendo, justamente, os artifícios por ele usados para conseguir o espaço mítico através do histórico. Para isso, tomaremos como embasamento teórico principal os postulados de Gérard de Génette ([197-]), em Discurso da narrativa e os de Osman Lins (1976), em Lima Barreto e o espaço romanesco.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. A poética clássica: Aristóteles, Horácio, Longino. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. v.2 (J-Z). Petrópolis: Vozes, 1991.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos – 1750-1880. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2007.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 33ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2019.
DOURADO, Autran. Depoimento. In: SOUZA, Eneida Maria (Org.). Autran Dourado. Belo Horizonte: Centro de Estudos Literários da UFMG, 1996, p.27-64.
DOURADO, Autran. Ópera dos mortos. Rio de Janeiro: Rocco, 1999a.
DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. Rio de Janeiro: Rocco, 1999b.
DOURADO, Autran. O risco do bordado. Rio de Janeiro: Rocco, 1999c.
DOURADO, Autran. Novelário de Donga Novais. Rio de Janeiro: Rocco, 2000a.
DOURADO, Autran. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: Rocco, 2000b.
DOURADO, Autran. Tempo de amar. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
DOURADO, Autran. Teia. In:_____. Novelas de aprendizado. Rio de Janeiro: Rocco, 2005a, p.13-88.
DOURADO, Autran. Uma poética de romance: matéria de carpintaria [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2014.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2006.
GENETTE, Gérard de. Discurso da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, [197-].
HAMON, Philippe. Para um estatuto semiológico da personagem. In.: ROSSUM-GUYON, Françoise Van; HAMON, Philippe; SALLENAVE, Danièle. Categorias da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Vega, [19--].
HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e tradução Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
MAXWELL, Kenneth. A devassa da devassa: a Inconfidência Mineira, Brasil-Portugal, 1750-1808. Trad. João Maia. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2001.
TORRANO, Jaa. A quádrupla origem da totalidade. In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e tradução Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995, p.31-39.
Derechos de autor 2023 Caletroscópio

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.