O reencantamento do mundo e o campo expandido na literatura
uma análise de Amor originário – Aline Kayapó e Edson Kayapó
Resumen
Este artigo busca dialogar com a teoria de ‘campo expandido’ da literatura, defendido pela professora argentina Florencia Garramuño em sua obra A Experiência Opaca: literatura e desencanto (2012). Para isso, trabalha-se com o conto indígena do povo Mebengôkré Kayapó conhecido como “Amor originário”, narrado pelos contadores de histórias indígenas Aline Ngrenhtabare L. Kayapó e Edson Kayapó. Procura-se refletir como o conto indígena mobiliza o seu leitor para a imaginação, para o mundo, além de despertá-lo para outros sentidos como escutar a escrita. Para Garramuño (2012) o campo expandido relaciona-se com a “euxistenciateca do real”, segundo a qual é possível observar a experiência humana fragmentada e arquivada de maneira descontínua. Nesse sentido, o campo expandido na literatura atua como um espaço dinâmico e em constante evolução, segundo a qual a interpretação e a reinterpretação são essenciais para a compreensão da complexidade da vida e da expressão artística. Eis aí o reencantamento do mundo; pensar nessa literatura movente, que não trabalha sempre com as mesmas molduras e que pode expandir seu próprio conceito mobilizando seu leitor para o som, para o ouvir, movendo-o para lugares e devires. Modula-se a análise do conto observando como a narrativa se move lentamente, ou seja, o que se desdobra, se alonga, sussurra, também ecoando e vibrando no silêncio.
Descargas
Citas
KAYAPÓ, Aline Ngrenhtabare L.; KAYAPÓ, Edson. Amor Originário. In. NEGRO, Mauricio (Org. e Ilust.). Nós: uma antologia de literatura indígena. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
LIBRANDI, Marília. Escrever de ouvido: Clarice Lispector e os romances de escuta. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
LIBRANDI, Marília. Escutar a escrita: por uma teoria literária ameríndia. In. DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, p. 195 – 223.
NANCY, Jean-Luc. À escuta. Trad. Fernanda Bernardo. Edições Chão de Feira, Belo Horizonte, 2014.
Derechos de autor 2024 Caletroscópio

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.