A representação do mito de Sísifo no conto, "Petúnia" de Murilo Rubião
Resumo
O objetivo desse artigo é mostrar como o mito de Sísifo é representado no conto “Petúnia” de Murilo Rubião. A obra de Rubião vem sendo definida como pertencente ao fantástico, ao realismo mágico, ao absurdo e ao surreal, marcada também por forte presença da mitologia. O conto escolhido para análise pertence à obra O convidado, publicada pela primeira vez em 1974. O trabalho consiste em analisar o conto tendo como base a crítica de Jorge Schwartz e Davi Arrigucci Jr., entre outros críticos da narrativa contemporânea. Ademais, utilizaremos, também como base, os estudos que envolvem a figura do mito, bem como sua relação no campo literário. O mito é frequentemente usado na literatura e em outras manifestações artísticas em consequência de seu valor simbólico. Dessa forma, tentaremos mostrar os possíveis aspectos do mito que incidem na literatura rubiana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.