Achilles Vivacqua: vida e obra
Resumo
Este artigo trata de um projeto de inventariação e organização de fundos de escritor, que resultou do recebimento da doação, no Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, de documentos de Achilles Vivacqua. A partir da análise dos documentos, descobriu-se o escritor, sua escrita e a contribuição de sua arte para o cenário literário mineiro. O aparato teórico utilizado se baseou em obras teórico-críticas sobre o modernismo e a literatura produzida em Minas, fortuna crítica sobre o autor, e estudos sobre a arquivística de estudiosos como Haydée Coelho, Reinaldo Marques e outros que refletem sobre pesquisas em fontes primárias. Por meio das escavações, constatamos que Vivacqua teve, em sua época, relevância para o cenário cultural do Brasil, tendo participado do movimento modernista mineiro. Outra conclusão a que chegamos é que muito se pode apreender sobre um escritor e seu projeto literário, o que reforça o valor da pesquisa em arquivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.