Apresentação do corpus de pesquisa: os nomes das escolas públicas da cidade de Mariana
Resumo
Este trabalho traz o recorte de uma pesquisa de mestrado ainda em desenvolvimento. Tendo como ponto de partida a unidade lexical, o estudo focaliza as motivações dos nomes das escolas públicas da cidade de Mariana/MG – abrangendo seus distritos e subdistritos – que ofereçam educação básica (ensino fundamental e médio). Para tanto, considera-se os espaços físicos – escolas – como topos (lugar) passíveis de análise científica. A principal fonte teórica utilizada é a Toponímia: área científica transdisciplinar da linguagem que se vale das nomeações espaciais como objeto de estudo dialogando com a História, a Geografia, a Antropologia, etc. Em um levantamento quantitativo foram identificadas trinta e três escolas públicas em Mariana: vinte e uma municipais e doze estaduais. Assim, o presente texto é uma apresentação desse corpus da pesquisa e dos modelos de fichas que serão utilizadas nos procedimentos metodológicos do estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.