O sobe e desce soteropolitano: estudo toponímico das ladeiras do centro histórico da cidade do Salvador
Resumo
Através da Toponímia, estuda-se a estreita relação entre o homem e os lugares por ele ocupado, analisando, entre outras, a ligação entre língua, cultura, sociedade e natureza, manifestada no processo de nomeação de logradouros. O estudo dos topos tem se tornado de grande importância para o conhecimento de aspectos histórico-culturais de um povo ou mesmo de uma região, permitindo que se identifiquem fatos linguísticos, ideologias e crenças presentes no ato denominativo e, posteriormente, a conservação ou não desses valores numa dada comunidade. No tocante a cidade do Salvador pretende-se estabelecer novas formas de relacionar os topônimos com a história da cidade, enquanto elemento fundamental na construção da trama histórica, levando a reflexão sobre a atuação dos moradores no seu espaço geográfico. Neste trabalho, os topônimos escolhidos para o levantamento são os que designam as ladeiras, que entrecortam quase todos os cantos dessa cidade que se divide em alta e baixa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.