O léxico de remanescente de comunidades garimpeiras do Alto Jequitinhonha
Resumo
Neste estudo apresentamos resultados da nossa pesquisa realizada com remanescentes comunidades garimpeiras do Alto Jequitinhonha. Segundo Santos (1976), o Estado de Minas Gerais é marcado política, social e economicamente, desde o século XVII, pela atividade de extração mineral. Contudo, devido a fatores ambientais, esse quadro vem se modificando, restando apenas alguns grupos de remanescentes de comunidades garimpeiras que mudaram seus hábitos. Um desses grupos integra a população do município de Datas, localizado no Alto Jequitinhonha - MG. Entendendo que o léxico revela aspectos sócio-histórico-culturais da realidade de um grupo e considerando os estudos mais recentes: Isquerdo (1998), Souza (2008) e Ribeiro (2010) e Miranda (2015), buscamos estudar o léxico usado pelo referido grupo de remanescentes, orientando-nos pela seguinte hipótese: na região acima mencionada, existe um léxico bastante peculiar e a linguagem desses remanescentes de comunidades garimpeiras é que justifica essa peculiaridade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.