A Toponímia da Região Central de Minas Gerais
Resumo
Este artigo visa à descrição dos principais aspectos teórico-metodológicos da dissertação em desenvolvimento, A Toponímia da Região Central de Minas Gerais, que tem por objetivo a caracterização e a análise do léxico toponímico da região Central Mineira. Fundamentando-se em pesquisa que vem sendo realizada a partir do Banco de Dados do Projeto ATEMIG – Atlas Toponímico do Estado de Minas Gerais (FALE/UFMG), Projeto este coordenado pela Profª. Drª. Maria Cândida Trindade Costa de Seabra, o estudo dos nomes de lugares dessa região tem por finalidade demonstrar um pouco das contribuições linguístico-culturais para a formação toponímica do estado de Minas Gerais. A partir da análise dos topônimos de origem indígena e africana, investigaremos os 4069 (quatro mil e sessenta e nove) nomes de lugares que integram toda essa área territorial. Para tanto, adotamos como referencial teórico o modelo toponímico de DAUZAT (1926) e DICK (1990).Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.