A leitura escolar: o despertar de novos leitores
Resumo
A presente pesquisa-ação, Thiollent (2007), apresenta uma alternativa metodológica como prática de ensino para a inserção do texto literário nas séries do Ensino Fundamental II, do Estado de São Paulo, Brasil, visando atividade pautada no e pelo texto literário em si. Utilizaremo-nos do método semiológico, elaborado por Bordini e Aguiar (1993), como alternativa para a abordagem do texto literário em sala de aula, assim como dos conceitos de escolarização, de Magda Soares (2006), de leitura literária na escola, de Lajolo (2001 – 2002) e de Zilberman (1982), para refletir sobre práticas que flexibilizem o currículo e contribuam para a formação leitora e humanística, despertando o prazer pelo texto literário. Utilizamos como corpus e base literária desta pesquisa-ação a obra constística do escritor mineiro Luiz Vilela, inclusa em antologias destinadas ao público infanto-juvenil, para a promoção, construção, reconstrução e ampliação de horizontes de expectativas dos discentes.
Downloads
Referências
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
BORTOLIN, Sueli. A leitura literária nas bibliotecas Monteiro Lobato de São Paulo e Salvador. Marília: UNESP, 2001.
BOSI, Alfredo. (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.
BRITO, Eliana Vianna. PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.
BRITO, Luiz Percival Leme. Leitura e política. In: ______. EVANGELISTA, A. M.; BRANDÃO, H. M. B; MACHADO, M.Z. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Ede. Nacional, 1973.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 12. ed. Revisada e ampliada pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro dobre azul, 2011.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In: ______. Valise de cronópio. Tradução Davi Arrigucci Junior e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: Ensino e Pesquisa. São Paulo: Pontes, 1989.
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. São Paulo: Ática, 2002.
MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MORTATTI, Maria do Rosário. Educação e letramento. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. Trad. Oscar Mendes e Milton Amado. São Paulo: Globo, 1999.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Conferência sobre leitura – trilogia pedagógica. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Armed, 2000.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo. Ática, 1992.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: ______. EVANGELISTA, A. M.; BRANDÃO, H. M. B; MACHADO, M.Z. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VILELA, Luiz. Contos da Infância e da Adolescência. São Paulo: Ática, 1996. 4. Edição. São Paulo: Ática, 1996.
VILELA, Luiz. Tarde da Noite. São Paulo: Vertente, 1970. 5. Edição. São Paulo: Ática, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ZILBERMAN, Regina. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.