Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortográficos do <r> em coda final de formas verbais
Resumo
O domínio das convenções ortográficas é crucial para uma comunicação escrita bem-sucedida. Para isso, a escola tem um papel primordial, porém a maioria dos alunos, mesmo os de Ensino Médio, não tem domínio da escrita, apoiando-se demasiadamente na oralidade. Sendo assim, esta pesquisa buscou analisar os efeitos da utilização de atividades reflexivas para o ensino das convenções ortográficas do infinitivo e da 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Foram utilizadas atividades sobre o apagamento do <r> em coda final e da sua inserção com alunos do 7º ano, e dados de pré- e pós-testes (ditado e produção textual) foram analisados. Os resultados mostraram que com poucas intervenções reflexivas foi possível diminuir significativamente a quantidade de erros ortográficos relacionados ao <r> em coda final de verbos, de 280 erros nos pré-testes para 49 nos pós-testes, demonstrando a necessidade de atividades reflexivas específicas para o tratamento de desvios ortográficos persistentes.
Downloads
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2001.
MORAIS, Artur Gomes. O diagnóstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia. In: SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de; MELO, Kátia Leal Reis de (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, p. 45-60, 2005.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2008.
NÓBREGA, Maria José da. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
SANTOS, Jucicleide Ferreira dos. O ensino/aprendizagem da ortografia no ensino fundamental II: um desafio para os educadores. Dissertação (Profletras), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
ZANELLA, Maura Spada. Ortografia no ensino fundamental: um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem da escrita. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 109-125, ago/dez. 2010.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.