A mulher e o enigma:
O díptico de horror gótico de Carlos Hugo Christensen em Ouro Preto
Resumo
Este artigo examina os filmes de longa-metragem de horror gótico Enigma Para Demônios (1975) e A Mulher do Desejo (A Casa das Sombras) (1975), ambos filmados na cidade de Ouro Preto pelo diretor, roteirista e produtor argentino Carlos Hugo Christensen. Para compreender como se dá o encontro da tradição gótica com esses filmes de Christensen, este trabalho observa, em um primeiro momento, a recorrência de certos temas relacionados ao gótico na filmografia do cineasta. Depois, relaciona os filmes às referências culturais da cidade de Ouro Preto. Em seguida, traz uma breve análise dos aspectos temáticos, narrativos e estilísticos dos dois filmes em questão. Em conjunto, essas observações têm como objetivo traçar a singularidade do díptico de Christensen na tradição do horror cinematográfico brasileiro.
Downloads
Referências
AGUILERA, Yanet (Org.). Imagem e exílio: Cinema e arte na América Latina. São Paulo: Discurso Editorial, 2015.
ANDRADE, Valério. Carlos Hugo Christensen – Terror Demoníaco. Revista Filme Cultura, n. 27, p. 21-24, Rio de Janeiro, 1975.
BARBIERI, Rafaela Arienti. “Sabemos que em vossa morte há vida”: reflexões sobre Satã e a morte a partir dos filmes The Brotherhood of Satan (1971) e The Devil’s Rain (1975). Todas as Musas, Ano 11, Número, 02 Jan – Jun 2020, p. 88-97.
BORDWELL, David. Poetics of Cinema. Nova Iorque: Routledge, 2008.
BUENO, Fernanda Alves Brito. A paisagem de Ouro Preto como espacialização no tempo: A experiência e a vivência do Morro da Queimada, 2019. (Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal de Minas Gerais, Belho Horizonte.
CAUSO, Roberto de Sousa. Ficção científica, fantasia e horror no Brasil (1875 a 1950). Belo Horizonte: UFMG, 2003.
DOANE, Mary Ann. The Desire to desire: the woman’s films of the 1940’s (Theories of repre-sentation and difference). Bloomington: Indiana U.P., 1987.
FRANÇA, Júlio. ‘A melancolia dos invernos nos ardores do verão’: a literatura brasileira e a tradição gótica. In: PINHO, Davi et ali (Org). CONVERSAS sobre LITERATURA em tempos de CRISE. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2017, p. 467-481.
GALLINA, Mario. Carlos Hugo Christensen: Historia de una pasión cinematográfica. Bue-nos Aires: Letra Buena, 1994.
GALLINA, Mario. Vida e Legado de Carlos Hugo Christensen. In: PUPPO, Eugenio. (Org). Retrospectiva Carlos Hugo Christensen. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2014. Disponível em: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/christensen Acesso em: 28/03/2023.
GREVEN, David. Representations of Femininity in American Genre Cinema: The woman´s film, film noir and modern horror. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2011.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosphere, Mood, Stimmung: On a hidden potential of Literature. Stanford University Press, 2012.
HANSON, Helen. Hollywood heroines: women in film noir and the female gothic. Londres; Nova Iorque: I.B.Tauris, 2007.
MAISONAVE, Martin. Carlos Hugo Christensen, Saltos no Vazio. In: PUPPO, Eugenio. (Org). Retrospectiva Carlos Hugo Christensen. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2014.
Disponível em: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/christensen Acesso em: 28/03/2023.
NESTAREZ, Oscar A. L. Uma história da literatura de horror no Brasil: fundamentos e auto-rias, 2022. (Tese de Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, São Paulo.
NEALE, Steven. Genre and Hollywood. Londres/Nova Iorque: Routledge, 2000.
ORMOND, Andreia. “Carlos Hugo Christensen: Desvendando o Enigma”. In: PUPPO, Eu-genio. (Org). Retrospectiva Carlos Hugo Christensen. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2014.
Disponível em: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/christensen Acesso em: 10/03/2022.
OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O rococó religioso no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify. 2003
PIRES, Julia Maria dos Santos Pinto. Arquitetura Barroca No Cinema De Horror De Hugo Christensen. In: Anais do 21º Congresso de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP. Disponível em https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2021/trabalho-1000007219.pdf. Acesso em 28/03/2023.
PRIMATI, Carlos. “Carlos Hugo Christensen: Sombras del miedo en Sudamérica”. In: Díaz-Zambrana, Rosana; Tomé, Patrícia. (Eds) Horrofilmico: Aproximaciones al cine de terror em Latinoamerica y el Caribe. San Juán: Isla Negra Editores: 2012, p. 118-141. Impresso.
PRIMATI, Carlos. A Mulher Do Desejo (A Casa Das Sombras). In: PUPPO, Eugenio. (Org). Retrospectiva Carlos Hugo Christensen. São Paulo: Centro Cul-tural Banco do Brasil, 2014a. Disponível em: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/christensen Acesso em: 28/03/2023.
PRIMATI, Carlos. Enigma para Demônios. In: PUPPO, Eugenio. (Org). Retrospectiva Carlos Hugo Christensen. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2014b. Disponível em: http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/christensen Acesso em: 28/03/2023.
REIS FILHO, Lúcio; SCHVARZMAN, Sheila. A insólita presença de Lovecraft no cinema brasileiro: apropriações expressivas nos anos 1970 e 2010. Galáxia (São Paulo, Online) v. 47, pp.1-21, 2022. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/54508. Acesso em 28/03/2023.
SÁ, Daniel Serravale de. Gótico Tropical: O Sublime e o Demoníaco em O Guarani. Salvador: EDUFBA, 2010.
SÁ, Daniel Serravale de. The Daughters of Fire: Walter Hugo Khouri's female gothic. Revista Ilha do Desterro nº 62, p. 293-318, Florianópolis, jan/jun 2012
Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p293 . Acesso em 28/03/2023.
SÁ. Daniel Serravale de. Zé Do Caixão y el gótico brasileño de José Mojica Marins. Catedral Tomada: Revista de Crítica Literária Latinoamericana, Vol. 5, nº 8, p. 104-119, Pittsburgh, 2017.
Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6058420. Acesso em 28/03/2023.
SAPERE, Pablo. Cine de Terror Argentino: El Hombre Que Amé. QuintaDimension.com, 23/07/2014.
Disponível em: http://www.quintadimension.com/content/cine-de-terror-argentino-el-hombre-que-amé Acesso em: 28/03/2023.
VANOYE, Francis, GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre análise fílmica. Campinas: Papirus, 2006.
VASCONCELLOS, Sylvio de. Vila Rica. São Paulo: Perspectiva, 1977.
WALLACE, Diana; SMITH, Andrew. The Female Gothic: New Directions. Grã Bretanha: Palgrave Macmillian, 2009.
WILLIAMS, Anne. Edifying narratives: The Gothic Novel, 1764-1997. In: GRUNENBERG, C. (ed.). Gothic: transmutations of horror in late twentieth century art. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1997.
Copyright (c) 2023 Caletroscópio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.