Édipo, em êxtase, inunda-se nas (i)móveis profundezas do sangue:
o fantástico canibalesco devora O abutre, de Franz Kafka
Resumo
Nas dissonantes anunciações de uma nova perspectiva para as clássicas narrativas de horror que versam sobre a ameaça do (sobre)natural, haja vista o fantástico ficcional, Franz Kafka escindira os cercos das estruturas narratológicas, desnudando a fragilidade que impera sobre a realidade e suas formas de representação, pois, com sua volubilidade criativa, o escritor tcheco fora capaz de unir o campo da parábola, considerado aversa à estética fantástica, ao dispor, não apenas, de um referencial, a partir do narrador-personagem, que enuncia uma voz presente, mas, sobretudo, pela implicidade de uma (a)moral canibalesca. Assim, o presente trabalho estruturar-se-á sob o prisma de uma das parábolas kafkianas, O abutre (1920), guiar-nos-emos pelos dispositivos estéticos que autorizam um exame baseado nos efeitos indômitos do fantástico, sobretudo ao inferir os domínios da subjetividade e as insustentáveis moções inconscientes, cujos ressumbres aniquiladores ressoam o apetite à aniquilação, Tânatos vertido em símbolo pela linguagem que o esgarça.
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Referências
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