A variação de segunda pessoa do singular na sala de aula dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de Itajaí, SC
Resumo
Apresentamos, neste artigo, os resultados de uma pesquisa acerca da variação dos pronomes tu e você na posição de sujeito na fala e na escrita de alunos de oitavo e nono anos de uma escola da rede pública municipal de Itajaí, SC. Para tanto, recorremos aos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (conforme Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]) e Labov (2008 [1972]). Investigaram-se, no condicionamento do fenômeno, variáveis linguísticas (preenchimento do sujeito; concordância verbal; traço semântico; gênero do discurso) e extralinguísticas (local de nascimento do aluno; sexo; indivíduo). Foram coletados 3558 dados, dos quais 65% foram do pronome você e 35% do pronome tu na função sintática de sujeito. Realizamos análise quantitativa e qualitativa dos dados, além de propormos uma unidade de ensino para o trabalho a partir dos usos variáveis com vistas à ampliação dos conhecimentos dos estudantes acerca da variação linguística.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.
D’ÁVILA, Edson. Pequena história de Itajaí. 2. ed. Florianópolis: IHGSC, 2018.
FURLAN, Oswaldo Antônio. 250 anos de influencia açoriana no português do Brasil. Ágora, Florianópolis, v. 13, n. 27, p.17-26, 1998.
SCHERRE, Maria Marta Pereira; DIAS, Edilene Patrícia; ANDRADE, Carolina Queiroz; MARTINS, Germano Ferreira. Variação dos pronomes tu e você. In: MARTINS, Marco Antônio; ABRAÇADO, Jussara (Orgs.). Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015, p. 133-172.
SOUZA, Cleber Novais de. A variação de segunda pessoa do singular nas produções orais e escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Itajaí – SC, 2024, 231f., (Dissertação de Mestrado em Letras), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis.
VIEIRA, Silvia Rodrigues. Três eixos para o ensino de gramática. In: VIEIRA, S. R. (Org.) Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Ed. rev. e amp. São Paulo: Blucher, 2018.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de M. Bagno. São Paulo: Parábola, [1968], 2006.
Copyright (c) 2026 Caletroscópio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.