“Ideias vagas e gerais de Filantropia”
o tráfico de escravos e um embate conceitual na formação do Império do Brasil
Resumo
Este artigo se propõe a realizar um estudo de história conceitual focado na utilização do conceito de filantropia, associado a uma semântica moderna, em um documento de defesa da manutenção do tráfico de escravos no Brasil publicado em 1826. Trata-se de uma documentação inserida no contexto de formação do Império do Brasil, recém independente e imerso nas negociações de seu reconhecimento internacional. Os britânicos impuseram seus termos nesta matéria, exigindo o fim imediato do comércio transatlântico de escravos, algo que o autor do texto argumenta não poder aceitar. Este se insurgiu contra a perspectiva de filantropia presente no discurso antitráfico. O objetivo do artigo é analisar a trajetória do conceito de filantropia na passagem do século XVIII para o século XIX, sua inserção no debate sobre o tráfico e os matizes da disputa pela reivindicação de seu significado.
Copyright (c) 2025 Arthur Whyte Ferreira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autorizo a revista (entre)linhas a realizar a primeira publicação da versão revisada do meu artigo, que será distribuído sob a Licença Creative Commons Attribution, permitindo sua circulação desde que sejam devidamente reconhecidas a autoria e a primeira publicação neste periódico.
Declaro, ainda, que o manuscrito não está em avaliação por outra revista nem foi publicado integralmente em qualquer outro periódico, responsabilizando-me plenamente por sua originalidade e por eventuais questionamentos de terceiros quanto à autoria.





1.png)
