“Pensar historicamente” a partir da Era Vargas

um relato da primeira experiência docente na Educação de Jovens e Adultos

Palavras-chave: Ensino de história, Era Vargas, Fontes históricas, Pensar historicamente

Resumo

Este artigo é escrito com base na primeira experiência docente do autor durante sua participação no Programa de Extensão de Educação Básica de Jovens e Adultos no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de um projeto que, em torno dos estudos sobre a Era Vargas, procurou promover ferramentas e perspectivas que auxiliassem os estudantes a enxergar o mundo a partir de um olhar historicizante. Em constante diálogo com as problemáticas do ano de 2022, as aulas foram permeadas por um método ativo, que valoriza as experiências pessoais dos alunos. Dinamizando categorias históricas e analisando escolhas e expectativas quanto à escolarização do ofício histórico, reflexões são realizadas sobre o trabalho docente em processo de formação, levando como principal arcabouço teórico as contribuições de Circe Bittencourt (2004; 2023) e Luis Fernando Cerri (2011).

Publicado
2024-12-20
Como Citar
Fernandes, L. (2024). “Pensar historicamente” a partir da Era Vargas: um relato da primeira experiência docente na Educação de Jovens e Adultos. (ENTRE)LINHAS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em História Da Universidade Federal De Ouro Preto, 4(01), 01-16. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/article/view/doi.org.10.22491.2965-5293.14017487
Seção
Artigos