O espaço-tempo no debate educacional e na configuração da malha escolar carioca na década de 1930

Palavras-chave: Espaço, Espacialidade, Escolas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de enriquecer o debate sobre a relação cidade-escola, tomando como recorte espacial a cidade do Rio de Janeiro, que, na qualidade de antigo Distrito Federal, oferece algumas informações relevantes. No caso da cidade em questão, as disputas público-privado no âmbito da escolarização se fizeram notar além das instituições católicas de ensino, pontilhando o território. A partir de todas essas divergências, torna-se impossível falar em sistema ou rede de educação, expressões conhecidas do público em geral. A proposta da expressão “malha escolar” considera não o vínculo com determinada

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Miceli, G. C. C. (2025). O espaço-tempo no debate educacional e na configuração da malha escolar carioca na década de 1930. (ENTRE)LINHAS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em História Da Universidade Federal De Ouro Preto, 4(01), 01-17. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/entrelinhas/article/view/doi.org.10.22491.2965-5293.14017525
Seção
Artigos