Dossiê “O Corpo Coletivo do Riso”
Submissões de 1º de abril até 30 de maio de 2025
Dossiê “O Corpo Coletivo do Riso”
Coeditores: Rita Gusmão, Mariana Azevedo e Marcelo Cordeiro
O objetivo deste dossiê “O Corpo Coletivo do Riso” é estimular a reflexão sobre os desdobramentos políticos e performáticos da arte do riso e da palhaçaria nas estruturas sociais atuais. O Corpo, neste recorte, é visto como o instrumento de diálogo entre ser e espaço, que instila ideias e emoções, e que será analisado a partir de sua potência semiológica composta por investigação e ação sociocultural, individual e coletiva. A ênfase recairá sobre os artistas da cena que realizam o trabalho com o riso e o humor, e também, as diversas plateias, sejam as formadas por grupos sociais em situações sensíveis, sejam as fruidoras da cena cômica espetacular.
A Política é tratada aqui no tensionamento entre as suas acepções subjetiva e social, isto é, seja como ações e atitudes que fazem brotar e crescer a essência germinativa de cada pessoa, compondo sua subjetividade nas relações com a alteridade e o coletivo; seja como a potência desestabilizante das normas sociais e dos poderes constituídos.
A Coletividade, por sua vez, é vista aqui como a possibilidade de formação de conjuntos com propriedades estáveis, que não estão em uma hierarquia fixada em relação a outros conjuntos, e de onde emergem propostas formativas dos indivíduos (mesmo que temporariamente) que permanecem no tempo, como rastros de intenções e realizações coletivas.
O Riso é, então, entendido como ação performática e política, envolvida com processos de ensino e de composição de ações artísticas, organizando-se sob os aspectos da participação direta da/os fruidoras/es, da imprevisibilidade que agrega o tempo presente às apresentações e do movimento ritual, voltados à composição do humor.
A Revista Ephemera também recebe artigos livres com temáticas ligadas ao escopo central da revista, desde que sejam inéditos ou resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros. Além disso, a Seção Acontece aceita contribuições em formatos variados: entrevistas, resenhas e crítica de espetáculos, festivais etc.
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