Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em Comentários ao editor.
  • O artigo deve seguir as Diretrizes para Autores (Diretrizes para Autores)
  • O texto deve estar em doc. ou .docx e de acordo com as normas disponíveis em nosso template (https://periodicos.ufop.br/ephemera/libraryFiles/downloadPublic/36)
  • Em caso de manuscrito multiautoral, as/os autoras/autores devem enviam um documento suplementar escrito de acordo com o CRediT (https://periodicos.ufop.br/ephemera/libraryFiles/downloadPublic/39).
  • Todas as indicações da sessão Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação devem ter sido seguidas (https://periodicos.ufop.br/ephemera/etica).
  • Todos/as o/as autore/as devem possuir a titulação mínima de mestre.

Diretrizes para Autores

1) ASPECTOS GERAIS:

- A Revista Ephemera tem como proposta contribuir para a difusão e a livre circulação do conhecimento artístico e científico no campo das Artes Cênicas, aprofundando este em seu diálogo com as diferentes linguagens artísticas em suas múltiplas abordagens e, sobretudo, em seu enfoque interdisciplinar com as Humanidades. Para isto, publica ensaios e artigos resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas artes cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros.

- A revista publica textos inéditos com temáticas relacionadas às Artes Cênicas (Ver Foco e Escopo para saber mais detalhes). Os textos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. A submissão é de fluxo contínuo e a publicação de artigos é gratuita. É usado o sistema LOCKSS e CLOKSS para assegurar arquivamento seguro e permanetne do cache do periódico. 

- A Revista Ephemera recebe artigos em fluxo contínuo para Sessão Fluxo, e para dossiês temáticos por meio de chamadas divulgadas quadrimestralmente.

- Ao menos um do/as autore/as do manuscrito enviado para avaliação nas sessões Dossiê e Fluxo deve possuir título de doutorado. Exceções serão possíveis, eventualmente, de acordo com a decisão do/a Editor/a convidado/a de cada Dossiê.

- Cada um do/as autore/as e do/as coautore/as podem ter apenas um texto em processo de avaliação na revista. Devendo ser respeitado o intervalo de 12 meses entre a publicação de um/a (co)autor/a e a realização de uma nova submissão para avaliação.

- Somente devem ser inseridos como (co)autore/as o/as pesquisadore/as que atuaram significativamente na: (a) elaboração da pesquisa; (b) escrita; (c) revisão final do texto e que (d) assumem a responsabilidade integral pelo conteúdo publicado. A atuação como orientação, por si só, não caracteriza a autoria no texto derivado (no caso, o manuscrito submetido). Colaborações que não impliquem nesses quatro níveis devem ser inseridas como agradecimentos, ao final do texto. Nos casos de manuscritos multiautorais, os autores deverão encaminhar, como documento suplementar no momento da submissão, a indicação de como e em quais etapas cada um/a do/as autore/as participou, utilizando para isso o padrão CRediT (http://casrai.org/credit/) – para uma versão traduzida, ver http://www.abralin.org/circulares/rabralin/CRediT.pdf. Esta informação constará ao final do artigo publicado.  

2) AVALIAÇÃO DE MÉRITO:

A revista realiza avaliação por pares duplo-cego e o processo de avaliação está detalhado no link, no tópico Processo de Avaliação pelos Pares

3) FORMATAÇÃO DO TEXTO: Seguimos as regras da ABNT

Tamanho A4
Espaço 1,5, parágrafo justificado
Fonte Garamond, tamanho 12
Recuo primeira linha 1,25cm à esquerda
Margens: superior e inferior: 2,5cm; direita e esquerda: 3,0cm
Estilo: Sem espaço entre parágrafos
Arquivo em formato .doc, . docx
Não usar negritos; usar itálico para termos em língua estrangeira.
Extensão de artigos, relatos, traduções e entrevistas: no mínimo 10 e no máximo 18 páginas, incluindo as referências. Extensão de resenhas: no mínimo 4 e no máximo 18 páginas, incluindo as referências. 

Citações:
Direta e com mais de 3 linhas: com recuo de 4 cm à direita; fonte tamanho 11 e espaço 1,0.
Direta e com menos de 3 linhas: devem ser incorporadas ao texto, entre aspas, sem itálico.
Usamos o sistema (Autor, ano, página) em caixa baixa
       Ex.: (Féral, 2001, p. 10); segundo Féral (2001, p. 10)

Obs.: Em caso de citações indiretas deve ser indicado apenas o ano do livro. Ex.: Segundo Féral (2001)...

Não aceitamos Ibidem ou Idem. 

Notas de rodapé:
Devem ser evitadas ao máximo e utilizadas somente para observações adicionais indispensáveis ao texto.

Layout do texto:
Títulos em português e inglês:
centralizados e em negrito (caixa baixa);

Resumo (negrito, Garamond, 12, caixa baixa): Texto em Garamond, 12, justificado, espaçamento 1,5. Segundo a ABNT NBR 6028 (2021), o resumo deve informar: as finalidades, a metodologia, os resultados e as conclusões do artigo. Deve ser composto por frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos e, preferencialmente, com o verbo na terceira pessoa. Devem ter de 100 a 250 palavras. Convém evitar: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. As palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios ou siglas. Adicione, no máximo, cinco palavras-chave.

Palavras-chave: separadas; por; ponto; vírgula; ABNT; Brasil.

O Abstract e as keywords seguem as mesmas diretrizes do resumo e das palavras-chave. 


O artigo deve ser numerado desde a introdução até a conclusão sem pontuação entre o número e a palavra (1 Introdução). As seções devem vir em negrito e as subseções (1.1, 2.3 etc.) em itálico.


Referências:

Devem vir duas linhas depois de finalizado do texto. Somente aquelas que foram citadas ao longo do artigo. Devem ser seguidas as normas da ABNT.
referências on-line devem ser seguidas por: Disponível em: link . Acesso em: dia mês ano (24 abr. 2024).

Destacamos em itálico os títulos de livros e os títulos das revistas. 

 

Caso os artigos incluam arquivos de mídia (imagens, vídeo ou áudio) deverão vir no padrão indicado a seguir.

  • Imagens: resolução de 300 dpi e tamanho de 725X500 pixels
  • Vídeos: Curtos - até 15 min. em mpeg ou avi; Longos - até 500.00 MB
  • Arquivos de áudio: Devem vir no formato mp3

Todos os arquivos deverão vir acompanhados de legendas de identificação acima e a fonte abaixo, ambos em Garamond, 10, espaçamento simples.

Para uso de fotos, desenhos ou outros materiais de autoria de terceiros, é indispensável carta de autorização. 

 

4) SERÃO RECUSADOS OU DEVOLVIDOS PARA ADEQUAÇÃO OS ARTIGOS:

a. Com extensão inferior ou superior à quantidade de páginas delimitada
b. Que estejam com formatação diferente daquela indicada nessas diretrizes;
c. Que apresentarem problemas de linguagem;
d. Já publicados anteriormente;
e. Que esteja com autoria identificada em qualquer parte do texto, seja em seu corpo ou em seus metadados;
f. Que receberem parecer negativo para publicação.

5) ÚLTIMAS OBSERVAÇÕES:

  • Os textos devem ser inéditos, resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e acadêmicas na área de Artes Cênicas e campos afins.
  • Os textos submetidos devem apresentar uma contribuição singular e importante para a área.
  • O/a(s) autor/a(es) são inteiramente responsáveis pela forma, pela revisão e correção ortográfica e pelo conteúdo de seu(s) artigo(s).
  • O envio do artigo original implica na autorização para publicação segundo o conceito de Creative Commons e será publicada na revista digital, caso aprovado por nossos pareceristas segundo critérios de qualidade acadêmica e se enquadrar dentro do escopo da revista.
  • O texto deverá ser submetido à seção correta a que se destina, se a seção de fluxo contínuo ou ao dossiê proposto na chamada vigente.
  • O material submetido para avaliação deverá ser anônimo e seguir nossas diretrizes para autores, garantindo uma avaliação por pares cega.

Dossiê

A cada número, um editor convidado organizará artigos de pesquisadores relevantes sobre um tema específico, pré-determinado pelos editores resposnsaveis pela edição. Esta seção poderá publicar tanto artigos de autores convidados quanto recebidos através de chamada pública.  

Acontece

- Seção Acontece:

Seção que aceita contribuições em formatos variados: entrevistas, resenhas sobre livros e crítica de espetáculos, de festivais, etc. 


Idiomas aceitos: português, inglês, espanhol e francês.

Artigos

Seção Artigos

Os pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, podem enviar seus textos para avaliação a qualquer momento, não sendo necessário aguardar a chamada para a submissão de artigos, desde que o tema esteja dentro do escopo da revista. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.