Desestabilizar Saberes

a indisciplina favorecendo a ampliação do acesso às artes cênicas

Resumen

Tendo como referências práticas desenvolvidas em uma oficina de teatro e o trabalho de um coletivo artístico, o artigo debate a noção de indisciplina e sua relação com a ampliação do acesso às artes cênicas. A via indisciplinar, do rompimento com padrões de controle e de validação, aparece aqui como uma possibilidade de estímulo à presença da deficiência em cena e à implosão da abordagem comparativa entre artista com e sem deficiência.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas cênicas, escola e acessibilidade.

Artista da cena.

Marta Isaacsson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua no ensino da graduação e pós-graduação de Artes Cênicas. Sua formação de pós-graduação se fez inteiramente na Université de Paris III, com ênfase em Estudos Teatrais (1987-1991, bolsa CAPES), sob a orientação de Jean-Pierre Ryngaert. Em 2017-18, realizou estágio sênior junto ao CNRS/Université de Paris III, sob a supervisão da Profa. Béatrice Picon-Vallin.

Citas

BRUNELLE-CÔTÉ, Laurence; DROUIN, Simon. Bureau de l’APA: entrevista pessoal. Entrevista realizada pela primeira autora em 29 de julho de 2018.

CADIEUX, Alexandre. Théâtre: les doux virtuoses de rien du Bureau de l’APA. In: Le Devoir. Culture. 31 de maio de 2017. Montreal. Disponível em <https://www.ledevoir.com/culture/theatre/500038/le-bureau-de-l-apa-doux-virtuoses-de-rien>. Acesso em 18 de julho de 2018.

ESPACE LIBRE – Cahier pédagogique. Les oiseaux mécaniques, Le Bureau de l’APA, Montréal, 2015.

FORTIN, Sylvie. Nem do Lado Direito, nem do Avesso: o artista e suas modalidades de experiências de si e do mundo. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). O Avesso do Avesso do Corpo: Educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011, p. 25-42.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. [Tradução de Aldomar Conrado]. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

ISAACSSON, Marta. Cena multimídia, poéticas tecnológicas e efeitos intermediais. Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Org. Antonia Pereira, Marta Isaacsson e Walter Lima Torres. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012, p. 85-99.

PASQUIER, Renaud; SCHREIBER, David. De l’interdiscipline à l’indiscipline. Et retour ?, Labyrinthe [En ligne], 27 | 2007 (2).

VERNER, Lorraine. L’interdiscipline à l’œuvre dans l’art. Marges [En ligne], 04 | 2005.

Publicado
2020-07-22
Cómo citar
BERSELLI, M.; ISAACSSON, M. Desestabilizar Saberes: a indisciplina favorecendo a ampliação do acesso às artes cênicas. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 142-158, 22 jul. 2020.