Práticas doxásticas, experiência mística e crenças originárias: um problema na epistemologia de William Alston

  • Rodrigo Rocha Silveira Universidade Federal de Brasília

Resumo

Este trabalho objetiva apontar um possível problema na abordagem epistemológica de William Alston a respeito da justifcação de crenças religiosas baseadas em experiências místicas. O problema consiste no fato de que a teoria das práticas doxásticas de Alston só concede justifcação às crenças geradas por práticas doxásticas místicas uma vez que estas sejam sufcientemente estabelecidas socialmente no contexto do sujeito epistêmico que nelas toma parte, o que excluiria a justifcação aos sujeitos epistêmico com respeito a crenças religiosas originárias baseadas em experiência perceptual mística. Entende-se por crenças perceptuais místicas originárias aquelas tidas pelos fundadores e primeiros seguidores de uma religião. Ademais, tenta-se mostrar que esse defeito da teoria alstoniana se estenderia às demais práticas doxásticas.

Referências

ALSTON, William. Perceiving God. Ithaca: Cornell University Press, 1991
ARMSTRONG, Karen. Muhammad: a biography of the Prophet.Nova Iorque: Harper
Collins, 1993.
BAGGER, Mathew. Religious Experience, Justifcation and History. Cambridge:
Cambridge University Press, 1999.
DUMSDAY, Travis. Counter-cultural religious experiences. Religious Studies, v. 45, n. 3,
set. 2011, pp. 317-330.
PLANTINGA, Alvin. An evolutionary argument against Naturalism. Logos, v. 12, 1991,
pp. 27-48.
ZACKRIASSON, Ulf. A problem with Alston’s indirect analogy-argument from religious
experience. Religious Studies, v. 42, n. 3, jul. 2006, pp. 329-341
Publicado
2018-01-22