Estudos da racionalidade

perspectiva habermasiana

  • Marco Bettine USP
Palavras-chave: Habermas; Agir Comunicativo; Razão Comunicativa

Resumo

Neste artigo será apresentado os tipos de racionalidades e saberes plurais da Teoria do Agir Comunicativo (TAC). Discute-se a fala no contexto de papel racional, visão de mundo e compreensão da argumentação. Apresentaremos o processo histórico de construção do saber e da linguagem – e, por conseguinte da comunicação –, alicerçado em acordos sociais livres de coerção (validade, reflexão, aprendizagem, comunicação). A partir do debate proposto faremos uma incursão na forma de interpretação do mundo habermasiana. Na última parte apresentamos uma proposta de método de pesquisa utilizando a TAC que seria (a) a compreensão de sentido; (b) os fatos observados sejam explicados em um contexto compreensível; (c) decisão de formular hipóteses associadas a modelos pré-teóricos. Concluímos que a racionalidade comunicativa se baseia na junção de diversas perspectivas teóricas (o interacionismo simbólico, os jogos de linguagem, a teoria dos Atos de Fala e à hermenêutica).

Referências

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
EVANS-PRITCHARD, E. Os Nuer: uma descrição do modo de subsistencia e das instituições políticas de um povo nilota. Perspectiva, 2007
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. Vol 1. Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo, Martins Fontes, 2012a.
HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. Vol 2. Sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo, Martins Fontes, 2012b.
PIAGET. J. A Epistemologia Genética e a Pesquisa Psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
POPPER. K. Os Dois Problemas Fundamentais da Teoria do Conhecimento
São Paulo: Unesp, 2013
ROUANET, S. P. Teoria Crítica e Psicanalise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.
SCHÜTZ, A. “A construção significativa do mundo social” [Der sinnhafte Aufbau der sozialen Welt], Viena, 1932.
SCHÜTZE, F. “Visão Sociológica da Linguagem” [Sprache soziologisch gesehen], Munique, 1975.
TAYLOR, C. “Linguagem e natureza humana” [Language and Human Nature], University Carleton, 1978.
WITTGENSTEIN, W. Observações filosóficas. São Paulo: Edições Loyola, 2005
Publicado
2024-09-20
Como Citar
Bettine, M. (2024). Estudos da racionalidade: perspectiva habermasiana. Fundamento, (23), 14-29. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/7304
Seção
ARTIGOS INÉDITOS