Filosofia no Ensino Médio

razão estratégica e o desafio da intersubjetividade no âmbito escolar

  • José Anderson de Oliveira Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Junot Cornelio Matos Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Ensino de Filosofia – Linguagem – Intersubjetividade – Escola.

Resumo

Alicerçado em uma leitura habermasiana sobre a racionalidade instrumental – cuja finalidade é a dominação racional do mundo – destacaremos neste artigo a função colaborativa que a Filosofia pode desempenhar no restabelecimento do papel fundamental da unidade racional no espaço escolar. Contudo, a linguagem será nosso principal horizonte. É necessário destacar que o Ensino de Filosofia por uma perspectiva dialógica precisa, constantemente, superar a visão de um ensino mecanizado e encerrado. É preciso evidenciar o espaço da Escola como um lugar de socialização e de experiência formativa. Um espaço onde professores e alunos possam assumir a função de intérpretes e incentivadores do mundo da vida. Portanto, a principal intenção dessa reflexão é pensar o Ensino de Filosofia a partir de um novo paradigma de aprendizagem, a qual a intersubjetividade é a sustentação do ato educativo.

Biografia do Autor

José Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal de Alagoas

É licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Filosofia pelo programa de Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em
Educação - PPGE/UFAL. Professor efetivo na rede estadual de educação de Alagoas. Atualmente exerce a função de de diretor adjunto na Escola Estadual Professor Manoel Gentil do Vale Bentes - Satuba / AL.

Junot Cornelio Matos, Universidade Federal de Pernambuco

É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), Mestrado em Filosofia pela UFPE (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. Pesquisa os temas de Filosofia e Educação, Formação de Professores de Filosofia, Ensino de Filosofia, Filosofia de Nietzsche. É docente no departamento de Filosofia da UFPE. 

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Publicado
2024-11-30
Como Citar
Anderson de Oliveira Lima, J., & Cornelio Matos, J. (2024). Filosofia no Ensino Médio: razão estratégica e o desafio da intersubjetividade no âmbito escolar. Fundamento, (24), 13-28. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/7305
Seção
Artigos