Philosophy in High School

strategic reason and the challenge of intersubjectivity at school scope

  • José Anderson de Oliveira Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Junot Cornelio Matos Universidade Federal de Pernambuco
Keywords: Teaching Philosophy – Language – Intersubjectivity – School

Abstract

A partir de uma leitura habermasiana da racionalidade instrumental – cuja finalidade é a dominação racional do mundo – destacaremos neste artigo o papel colaborativo que a Filosofia pode desempenhar no restabelecimento do papel fundamental da unidade racional no espaço escolar. No entanto, a linguagem será o nosso principal horizonte. É necessário destacar que o Ensino de Filosofia numa perspectiva dialógica necessita constantemente superar a visão de ensino mecanizado e fechado. É necessário destacar o espaço Escolar como local de socialização e experiência formativa. Um espaço onde professores e alunos podem assumir o papel de intérpretes e incentivadores do mundo da vida. Portanto, a intenção principal desta reflexão é pensar o Ensino de Filosofia a partir de um novo paradigma de aprendizagem, em que a intersubjetividade é a base do ato educativo.

Author Biographies

José Anderson de Oliveira Lima, Universidade Federal de Alagoas

É licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Filosofia pelo programa de Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em
Educação - PPGE/UFAL. Professor efetivo na rede estadual de educação de Alagoas. Atualmente exerce a função de de diretor adjunto na Escola Estadual Professor Manoel Gentil do Vale Bentes - Satuba / AL.

Junot Cornelio Matos, Universidade Federal de Pernambuco
He has a degree in Philosophy from the Catholic University of Pernambuco (1985), a Master's degree in Philosophy from UFPE (1994) and a PhD in Education from the State University of Campinas (1999). He is leader of the Teaching Philosophy and Philosophy of Education Research Group. Researches the topics of Philosophy and Education, Philosophy Teacher Training, Philosophy Teaching, Nietzsche's Philosophy. He is a professor in the Philosophy department at UFPE.

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Published
2024-11-30
How to Cite
Anderson de Oliveira Lima, J., & Cornelio Matos, J. (2024). Philosophy in High School: strategic reason and the challenge of intersubjectivity at school scope. Fundamento, (24), 13-28. Retrieved from https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/7305