A educação e a educação moral em Uma Teoria de Justiça de Rawls
Abstract
A educação é um dos temas mais recorrentes no âmbito das ciências humanas e, como tal, não passa despercebido pela teoria de Rawls. Embora o autor não tenha elaborado uma teoria da educação, depreendem-se, de sua teoria da justiça, importantes considerações sobre a educação. Em Rawls, a educação pode ser vista como o desenvolvimento e o treinamento de habilidades e aptidões tendo em vista permitir que o indivíduo se aproprie da cultura humana (produções artísticas e científicas, conhecimentos em geral, religião, entre outros), no contexto de uma sociedade bem ordenada, reforçando o valor de si mesmo. O artigo analisa a educação sob dois aspectos: primeiro, as implicações da teoria política, por meio do princípio da igualdade equitativa de oportunidades para a educação e, segundo, uma teoria da aprendizagem calcada no princípio da reciprocidade, que conduziria a uma pedagogia da justiça.
Published
2013-06-09
How to Cite
Rohling, M. (2013). A educação e a educação moral em Uma Teoria de Justiça de Rawls. Fundamento, 1(4). Retrieved from https://periodicos.ufop.br/fundamento/article/view/2285
Section
ARTIGOS INÉDITOS