Rousseau: um olhar caleidoscópio sobre a relação cultura, educação e direito
Resumo
Resumo: Jean Jacques Rousseau lançou um olhar diferente dos seus contemporâneos sobre a idéia de cultura, pois para ele as artes produzidas pela sociedade de sua época não merecia ser exaltada, pois não refletia a verdadeira cultura que se desenvolvia pelos costumes. Ao julgar o ambiente social um meio artificial deturpador do caráter, bem como da própria conduta do homem, Rousseau aponta a educação aliada ao direito como a trilha a ser perseguida para se alcançar o verdadeiro reconhecimento da cultura. Portanto, para se compreender o pensamento rousseauniano em relação cultura é necessário observar suas concepções sobre o binômio educação e direito.
Palavras-chave: Rousseau, educação, costumes, sociedade, pensamento, cultura.
Abstract: Jean Jacques Rousseau launched a different view of his contemporaries on the idea of culture, because for him the arts produced by the society of his time did not deserve to be exalted, because they do not reflect the true culture that developed by the customs. In judging the social environment of corrupting an artificial character, and from the actual conduct of man, Rousseau points together with the right to education as the path to be pursued to achieve the recognition of true culture. Therefore, to understand Rousseau's thinking about culture is necessary to observe his views on education and the binomial law.
Keywords: Rousseau, education, customs, society, thought, culture.
Referências
CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.
NISBET, Robert. Os filósofos sociais. Brasília: Universidade de Brasília, 1982.
ROLLAND, Romain. O pensamento vivo de Rousseau. São Paulo: Livraria Martins, 1960.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Do Contrato Social e Ensaio sobre origem das línguas. Coleção Os Pensadores, volume I. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
__________, Discurso sobre a Origem e os fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Coleção Os Pensadores, volume II. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.
__________, Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.