Mulheres da elite brasileira oitocentista: formação e atuação no teatro da sociedade.

  • Janete Flor de Maio Fonseca Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Mulheres, educação, moda, sociedade oitocentista

Resumo

Este artigo é um capítulo da tese de doutoramento em História Social da Cultura, na Universidade Federal de Minas Gerais, e trata da educação das mulheres das elites políticas e econômicas brasileira no século XIX. O estudo amplia os lugares de formação para o desempenho de filhas, esposas e irmãs, como a moda, como os salões de baile, a etiqueta no se comportar e principalmente a “toalete” e as produções de moda. Ao mesmo tempo que reafirmamos o lugar secundário que a educação escolar tem para as meninas filhas das elites, discutimos seu papel como anfitriã no teatro social, cuja atuação era imprescindível para os negócios econômicos e políticos dos homens.

Referências

ALENCAR, José. Senhora. São Paulo: Moderna, 1993 206p.
BACZKO, Bronislau. Imaginação Social. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Antropos- Homem.
V.5. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Pg.296 a 330.
FONSECA, Janete Flor de Maio. Correspondências de Viagem. Brasileiros na Europa Oitocentista. Tese de Doutoramento em História Social da Cultura. 1855 a 1898.BH/UFMG,
Orientadora: Profa Dra. Thaís Velloso Cougo Pimentel,2007. .
FREYRE, GILBERTO. Sobrados e Mocambos. 13ª ed. São Paulo: Record, 2002.
HAHNER, June E. Emancipação do sexo feminino. A luta pelos direitos da mulher no Brasil. 1850 – 1940. Florianópolis: Ed. Mulheres; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.
HALL, Catherine. Sweet Home. In: PERROT, Michelle et al. História da vida privada.São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p.53 a 87. (História da Vida privada no Brasil,v.4).
LAVELLE, Patrícia. O Espelho Distorcido. Imagens do Indivíduo no Brasil Oitocentista. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Livros de Viagem. 1803/1900. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997.
. (Org). A Condição Feminina no Rio de Janeiro. Século XIX. São Paulo: Hucitec, Editora da Universidade de São Paulo; Brasília: INL-Fundação Nacional Pró-Memória, 1984. (Estudos Históricos, v.4).
MACEDO, Joaquim Manoel de. Memórias da rua do ouvidor. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1952.
PERROT, Michellet. História da Vida Privada. Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Cia das Letras, 1991.
PINHO, Wanderley. Salões e Damas do Segundo Reinado. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1942.
QUINTANEIRO, Tânia. Retratos de Mulher. O cotidiano feminino no Brasil sob o olhar de viageiros do século XIX. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SIMEL, G. A Metrópole e a Vida Mental. In: VELHO, Otavio Guilherme (Org.). OFenômeno urbano. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987. 133p.
SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das Roupas. A moda no século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
Publicado
2022-11-29
Seção
Artigos