Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas gerais

1. A revista aceita submissão sob a forma de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções originais e inéditos, referentes aos estudos africanos, afro-brasileiros e indígenas.

2. Todos os originais encaminhados à revista, desde que de acordo com as normas, serão submetidos ao parecer do conselho editorial, o qual poderá: (I) acolher; (II) sugerir modificações de estrutura ou conteúdo; (III) recusar, com justificativas. Após a análise, a revista reenviará os arquivos aos autores, juntamente com as sugestões e as instruções dos pareceristas para modificação, se for o caso.

3. Os trabalhos que não se enquadrarem no escopo da revista ou em quaisquer normas solicitadas, ou que não cumprirem os prazos determinados, não serão aceitos para publicação.

4. O texto não pode conter o nome do autor, sua instituição, ou qualquer elemento que permita sua identificação.

5. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos publicados caberá, exclusivamente, aos seus respectivos autores.

Normas de formatação e de referência

1. Os originais devem conter um máximo de 7 mil palavras (do título às referências) no caso de artigos, ensaios, entrevistas e traduções; e um máximo de 3 mil no caso de resenhas.

2. Folha tamanho A4.

3. Margens superior e esquerda com 3cm. Margens inferior e direita com 2cm.

4. Fonte Times New Roman.

5. O corpo do texto deverá usar fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, espaço entre linhas 1,5; entrada de parágrafo = 1 toque de tabulação = 1,25cm.

6. As referências aos autores citados, no corpo do texto ou nas citações, devem seguir o seguinte formato: a) autor da citação fora de parênteses: Autor (ano, p. número da página), como em Said (1988, p. 128); b) autor da citação entre parênteses: (SAID, ano, p. número da página), como em (SAID, 1988, p.128). Para os demais casos, recomenda-se a consulta direta ao texto das normas da ABNT.

7. Notas explicativas devem aparecer como nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

8. Citações de até 3 linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas. Citações de mais de 3 linhas devem ser destacadas.

9. A primeira página do artigo ou resenha deverá conter:

9.1. Título do artigo: alinhado à esquerda, negrito, fonte 14, com uso de maiúsculas para a primeira letra e para nomes próprios.

9.2. Resumo: justificado, fonte 10; A palavra "Resumo:" deve estar em negrito, seguida pelo texto do resumo a partir da mesma linha. O texto do resumo deverá ter, no máximo, 150 palavras.

9.3. Palavras-chave: justificado, fonte 10; "Palavras-chave:" em negrito, seguida por de três a cinco palavras ou expressões curtas, separadas por ponto-e-vírgulas.

9.4. Título do artigo traduzido para língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), justificado, itálico, fonte 10, seguido a partir da mesma linha pelo resumo traduzido para língua estrangeira, justificado, fonte 10, seguindo a mesma formatação do resumo em língua portuguesa.

9.5. Palavras-chave traduzidas para língua estrangeira: justificado, fonte 10, seguindo a mesma formatação das palavras-chave em língua portuguesa.

9.6. No caso de artigo redigido em idioma que não o português, deverão ser utilizadas as normas acima para inclusão de título, resumo e palavras-chave traduzidos para o português.

10. Os exemplos em línguas diferentes da língua original do artigo devem ser acompanhados por traduções ou glosas. Todos os dados utilizados no trabalho devem apresentar uma numeração contínua ao longo do texto.

11. Epígrafe, caso haja: recuo à esquerda de 6cm, fonte 10, espaço entre linhas 1, alinhamento justificado. Depois da epígrafe: 1 linha em branco, fonte times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas 2.

12. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas a seguir:

12.1. Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor, Título do livro, local de publicação, editora, data.

Ex.: SAID, Edward. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

12.2. Artigo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, volume e nº do periódico, páginas, data.

Ex.: SAID, Edward. Algumas considerações sobre a causa palestina. Afro-Ásia. Salvador, no. 1, p.23-45, jan/jun.2000.

12.3. Monografias, dissertações e teses: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título - subtítulo, ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: SAID, Edward. Mais considerações para exemplo, 2000, 123 f., (Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos), Faculdade de História, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.

12.4. Publicações online: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume, número, ano. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia/mês/ano.

Ex.: CANTO, Rafael Antunes do. A construção do herói na tradição oral da África Ocidental. Noctua: revista de História. Brasília, nº 5, 2012. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/noctua/article/view/5157. Acesso em 07/11/2017.

13. Pede-se que o destaque de palavra com emprego não convencional seja feito com aspas simples; deve-se empregar o uso de itálico para termos estrangeiros, neologismos e títulos de livros e periódicos.

14. Se houver ilustrações, a qualidade deve ser a necessária para uma boa reprodução gráfica. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2, etc.). Em caso de ilustrações já publicadas, mencionar a fonte. As tabelas conterão título e, no texto, serão denominadas de forma abreviada (Tab.1, Tab.2, etc.). Os anexos serão colocados após as referências, apresentados em algarismos romanos.

Dossiê

Esta seção recebe submissão para avaliação de artigos e ensaios relacionados com o tema do dossiê da edição, dentro do prazo estipulado pelos organizadores de cada edição.

Seção livre

Esta seção recebe permanentemente a submissão para avaliação de artigos e ensaios sobre temas relacionados com o foco e o escopo da revista.

Resenhas

Esta seção recebe permanentemente a submissão para avaliação de resenhas sobre temas relacionados com o foco e o escopo da revista.

Entrevistas

Esta seção recebe permanentemente a submissão para avaliação de entrevistas relacionadas com o foco e o escopo da revista.

Traduções

Esta seção recebe permanentemente a submissão para avaliação de traduções de trechos de textos originais relacionados com o foco e o escopo da revista.

---

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.