A Ars amatoria de Ovídio e os padrões da poesia didática: entre a adoção e a irreverência

  • Matheus Trevizam Faculdade de Letras da UFMG
Palavras-chave: Poesia didática, Elegia, Gêneros literários, Hibridismo.

Resumo

Neste artigo, desejamos mostrar que a inserção da Ars amatoria, por Ovídio, na categoria da poesia didática não deveria ser tomada como definitiva. A despeito da manutenção de elementos considerados característicos desse tipo de poesia (Volk, 2002), a Ars apresenta muitos dados não usuais em sua construção genérica. A ousadia de definir-se como uma obra cujo objetivo primeiro é ensinar e disciplinar o público em temas amorosos e a marcante presença de elementos elegíacos, que geram efeitos de grande irreverência no texto, podem ser citadas como duas dessas características atípicas. Além disso, também há o uso comum de tópoi oriundos da poesia didática, tanto de caça quanto de agricultura. O uso de tais tópoi atribui à obra contextos transformados de hilaridade, que produzem efeitos os quais poderíamos entender como paródias da poesia didática “séria”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Trevizam, Faculdade de Letras da UFMG

Mestre e doutor em Linguística pelo IEL-Unicamp

Professor associado da Faculdade de Letras da UFMG - Língua e Literatura latina

Referências

BORNECQUE, Henri; MORNET, Daniel. Roma e os romanos. Trad. Alceu Dias Lima. São Paulo: E.P.U., 2002.

BOUCHER, Jean-Paul. Études sur Properce: problèmes d’inspiration et d’art. Paris: De Boccard, 1965.

CONTE, Gian Biagio. Love without elegy: the “Remedia amoris” and the logic of a genre. In: CONTE, G. B. Genres and readers: Lucretius, love elegy Pliny’s “Encyclopedia”. Trans. by Glenn W. Most. Baltimore/London: The Johns Hopkins University Press, 1994, p. 35-65.

DALZELL, Alexander. The criticism of didactic poetry: essays on Lucretius, Virgil and Ovid. Toronto: University of Toronto Press, 1996.

ERNOUT, Alfred; MEILLET, Antoine. Dictionnaire étymologique de la langue latine. Paris: Klincksieck, 2001.

FEDELI, Paolo. Bucolica, lirica, elegia. In: CITRONI, Mario. et alii (org.). La poesia latina: forme, autori, problemi. Roma: La Nuova Italia Scientifica, 1991.

GALE, Monica. Myth and poetry in Lucretius. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

GREENE, Roland. et alii. The Princeton Encyclopedia of poetry and poetics. 4th. edition. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 2012.

HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Trad., introdução e comentários de Mary C. N. Lafer. São Paulo: Iluminuras, 2008.

LEGRAND, Philippe-Ernest. La poésie aléxandrine. Paris: Payot, 1924.

MILLER, Paul Allen. Latin erotic elegy: an anthology and reader. New York: Routledge, 2002.

OVID. Ars amatoria book 1. With a commentary by A. S. Hollis. Oxford: Oxford University Press, 1977.

OVÍDIO. Arte de amar. Trad., introdução e notas de XXX. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

OVIDIO. L’arte di amare. A cura di E. Pianezzola, commento di G. Baldo, L. Cristante e E. Pianezzola. Milano: Lorenzo Valla/Arnoldo Mondadori Editore, 1991.
OVÍDIO. Primeiro livro dos Amores. Organização e trad. de Lucy Ana de Bem. São Paulo: Hedra, 2010.

PROPÉRCIO. Elegias. Organização, trad., introdução e notas de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte/São Paulo: Autêntica Editora, 2014.

PUTNAM, Michael. Tibullus: a commentary. Norman: University of Oklahoma Press, 1979.

de REZENDE, Antônio Martinez. Rompendo o silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano. Belo Horizonte: Crisálida, 2010.

SULLIVAN, J. P. Propertius: a critical introduction. Cambridge/London/New York/Melbourne: Cambridge University Press, 2010.

THOMAS, Rosalind. Letramento e oralidade na Grécia antiga. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2005.

TOOHEY, Peter. Epic lessons: an introduction to ancient didactic poetry. London/New York, 2010.

XXX. Poesia didática: Virgílio, Ovídio e Lucrécio. Campinas: Unicamp, 2014.

VEYNE, Paul. A elegia erótica romana: o amor, a poesia, o Ocidente. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Unesp, 2013.

VOLK, Katharina. The poetics of Latin didactic: Lucretius, Vergil, Ovid, Manilius. Oxford: Oxford University Press, 2002.

WHEELER, Arthur Leslie. Erotic teaching in Roman elegy and the Greek sources. Classical Philology, Chicago, vol. 5, n. 4, p. 440-450, 1910.
Publicado
2018-12-19
Seção
Artigos - Fluxo contínuo