A leitura escolar: o despertar de novos leitores

  • Eunice Prudenciano de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Karina Torres Machado SEE-SP
Palavras-chave: Escolarização, Formação de leitores, Luiz Vilela.

Resumo

A presente pesquisa-ação, Thiollent (2007), apresenta uma alternativa metodológica como prática de ensino para a inserção do texto literário nas séries do Ensino Fundamental II, do Estado de São Paulo, Brasil, visando atividade pautada no e pelo texto literário em si. Utilizaremo-nos do método semiológico, elaborado por Bordini e Aguiar (1993), como alternativa para a abordagem do texto literário em sala de aula, assim como dos conceitos de escolarização, de Magda Soares (2006), de leitura literária na escola, de Lajolo (2001 – 2002) e de Zilberman (1982), para refletir sobre práticas que flexibilizem o currículo e contribuam para a formação leitora e humanística, despertando o prazer pelo texto literário.  Utilizamos como corpus e base literária desta pesquisa-ação a obra constística do escritor mineiro Luiz Vilela, inclusa em antologias destinadas ao público infanto-juvenil, para a promoção, construção, reconstrução e ampliação de horizontes de expectativas dos discentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eunice Prudenciano de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bolsista de Pós-Doutorado na UFMS/CPTL (2014-2019), onde atua como professora na graduação e no PPG-Letras Mestrado e Doutorado. Doutora (2010) e Mestre (2004) em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, onde se graduou em Letras em 2001. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Superior privado e no Ensino Fundamental e Médio de colégios públicos e privados. Atualmente é Sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa Luiz Vilela, vinculado à UFMS, Campus de Três Lagoas. Parecerista de diversas revistas. Tem interesse nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Portuguesa, Formação do Leitor Literário e Teorias do Conto.
Karina Torres Machado, SEE-SP
Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), CPTL,na área de literatura. Professora estadual efetiva pela escola de tempo integral E.E. Profº Eduardo Velho Filho, no município de Bauru. Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura brasileira, infantil e na formação de leitores.

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BORTOLIN, Sueli. A leitura literária nas bibliotecas Monteiro Lobato de São Paulo e Salvador. Marília: UNESP, 2001.

BOSI, Alfredo. (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

BRITO, Eliana Vianna. PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.

BRITO, Luiz Percival Leme. Leitura e política. In: ______. EVANGELISTA, A. M.; BRANDÃO, H. M. B; MACHADO, M.Z. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Cia. Ede. Nacional, 1973.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 12. ed. Revisada e ampliada pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro dobre azul, 2011.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In: ______. Valise de cronópio. Tradução Davi Arrigucci Junior e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIMAN, Ângela. Leitura: Ensino e Pesquisa. São Paulo: Pontes, 1989.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. São Paulo: Ática, 2002.

MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MORTATTI, Maria do Rosário. Educação e letramento. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. Trad. Oscar Mendes e Milton Amado. São Paulo: Globo, 1999.

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Conferência sobre leitura – trilogia pedagógica. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Armed, 2000.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo. Ática, 1992.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: ______. EVANGELISTA, A. M.; BRANDÃO, H. M. B; MACHADO, M.Z. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VILELA, Luiz. Contos da Infância e da Adolescência. São Paulo: Ática, 1996. 4. Edição. São Paulo: Ática, 1996.

VILELA, Luiz. Tarde da Noite. São Paulo: Vertente, 1970. 5. Edição. São Paulo: Ática, 1999.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ZILBERMAN, Regina. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
Publicado
2017-12-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo