Itinerários de dois poetas em Ouro Preto: Manuel Bandeira e Cecília Meireles - A antiga Vila Rica na revista Travel in Brazil

  • Luís Antonio Contatori Romano Unifesspa
Palavras-chave: Manuel Bandeira, Cecília Meireles, revista Travel in Brazil, Literatura de Viagens, Turismo Literário

Resumo

Este artigo tem como propósito estudar os textos de Manuel Bandeira e Cecília Meireles sobre Ouro Preto, publicados na Travel in Brazil, nos anos de 1940-41, revista editada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda do Governo Vargas e destinada a atrair o olhar do turista estrangeiro. Parte-se das acepções de viajantes definidas por Cristóvão (2002 e 2009) e do conceito de turismo literário, proposto por Hendrix (2014). As impressões que Bandeira e Meireles registram em seus textos serão cotejadas com as de outros viajantes que visitaram Ouro Preto, a partir do século XIX, e também com outros textos dos dois poetas brasileiros, por exemplo, o Guia de Ouro Preto, de Manuel Bandeira, publicado pela primeira vez em 1938.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Antonio Contatori Romano, Unifesspa
Professor de Estudos Literários na Unifesspa, Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Unifesspa e Pesquisador Produtividade do CNPq (Nível 2).

Referências

BANDEIRA, Manuel. “Ouro Preto, a Antiga Villa Rica”. In: Travel in Brazil, vol. 1, nº 4. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1941.
____. Crônicas da Província do Brasil. São Paulo: Cosac Naif, 2006.
____. Guia de Ouro Preto. São Paulo: Global, 2015.
BENJAMIN, Walter. “O Narrador”. In: Obras Escolhidas – Magia e Técnica. Arte e Política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BILAC, Olavo. Crônicas e Novelas. 2014. São Paulo: Poeteiro Editor Digital, 2014. www.poeteiro.com. Acessado em 22/11/2016.
BURTON, Richard Francis. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. Trad. De David Jardim Júnior. Brasília: Senado Federal, 2001.
CRISTÓVÃO, Fernando (Coord.). Condicionantes Culturais da Literatura de Viagens. Coimbra: Almedina, 2002.
____ (Coord.). Literatura de Viagens – Da Tradicional à Nova e à Novíssima. Coimbra: Almedina, 2009.
ECO, Umberto (Org.). História da Feiura. Rio de Janeiro: Record, 2014.
EULALIO, Alexandre. A Aventura Brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: Edusp-Fapesp-Imprensa Oficial do Estado, 2001.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos. São Paulo: Global, 2006.
____. Casa-Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2015.
HENDRIX, Harald. “Literature and Tourism: Explorations, Reflections, and Challenges” In: QUINTEIRO, Sílvia e BALEIRO, Rita (Orgs.). LIT&TOUR Ensaios Sobre Literatura e Turismo. Famalicão (Portugal): Edições Húmus, 2014.
JARDIM, Ana Cristina Magalhães. O Mito de Marília de Dirceu – 1792 a 1889: aspectos da construção e da apropriação de heróis românticos e o processo de formação da Nação Brasileira. Dissertação de Mestrado em História: Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (Univ. Fed. De Ouro Preto), 2014.
MEIRELES, Cecília. “Semana Santa em Ouro Preto”. In: Travel in Brazil, vol. 2, nº 4. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa e Propaganda, 1942.
____. Inéditos. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1967.
____. Romanceiro da Inconfidência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1989.
____. Crônicas de Viagem 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999a.
____. Crônicas de Viagem 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999b.
SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil. Trad. De Leonam de Azeredo Pena. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941.
____. Viagem às Nascentes do Rio São Francisco. Trad. De Regina Regis Junqueira. 2.ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2004.
Publicado
2019-07-24
Seção
Artigos - Fluxo contínuo