Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Artigos

  1. A MESCLA publica artigos originais. Nossa expectativa é receber artigos que não tenham semelhança substancial com artigos ou capítulos de livros já publicados pelo autor. É importante, também, que o artigo não seja submetido a nenhum outro processo editorial. Após a publicação na revista MESCLA, os textos poderão ser reeditados desde que autorizados, sob a condição de conterem nota com os créditos da publicação original.

 

  1. Os artigos devem ser submetidos no https://periodicos.ufop.br/mescla/about/submissions

 em formato docx. Cada original submetido será encaminhado a dois pareceristas anônimos, seguindo o padrão dos periódicos internacionais de qualidade.

 

  1. As Editoras Chefes com o apoio do Conselho Editorial decidirão sobre a adequação dos artigos submetidos e sobre o início ou não do seu processo editorial. Os originais devem ocultar o nome do autor e instituição de origem, e pede-se a exclusão de quaisquer indícios dessas informações, assim como agradecimentos pessoais e autorreferências. Caso o artigo seja aceito, o autor terá oportunidade de incluir essas informações. A revisão ortográfica, gramatical e normativa é responsabilidade do autor.

 

  1. Os artigos devem ter, no máximo, 15 laudas, incluindo notas, legendas, quadros, tabelas, ilustrações e referências bibliográficas. Lauda com margens: superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3 cm. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e processador de texto Word

 

  1. Cada artigo deve apresentar título, resumo em português e inglês, e três palavras-chave. O resumo deve ter entre 150 e 200 palavras, e explicitar, com objetividade: tema, marcos cronológicos e espaciais, fontes, argumento principal do artigo e conclusões.

 

  1. Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), mas algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

 

  1. Citações textuais longas (mais de cinco linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado da margem esquerda, com o corpo um ponto menor que o do texto e sem aspas. Citações textuais curtas (até cinco linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas ou em itálico.

 

  1. Números de páginas devem ser citados por completo: p.455-457 (e não 455-57 ou 455-7).

 

  1. As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do artigo:

 

FREYRE, Gilberto. Ingleses no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000.

 

Quando citada, a obra deve ser indicada de maneira simplificada, seja no corpo do artigo (Freyre, 2000, p.183), seja em nota de rodapé:

 

25 “Que a eficiência dos métodos de negociar dos primeiros ingleses estabelecidos no Brasil foi apenas relativa, é fato já estabelecido” (FREYRE, 2000, p.183).

 

Op. cit., Idem e Ibidem não são utilizados. Longas notas explicativas devem ser evitadas. Sempre que possível, limite uma nota por parágrafo.

 

As fontes primárias (correspondências, normas, itens arquivísticos etc.) permanecem em notas, e não precisam ser incluídas na lista final de referências bibliográficas.

 

  1. Imagens, tabelas, quadros, figuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser submetidos no corpo do texto. Imagens digitais não necessitam de alta resolução. Todas as imagens devem ser numeradas e legendadas, com indicação da fonte. As legendas devem trazer créditos completos. O autor deve apresentar permissão para uso de cada uma das imagens (ou indicar se gozam da condição de Domínio Público. Casos especiais poderão ser considerados pelo Conselho Editorial.

 

  1. Agradecimentos e indicação de fontes de financiamento devem vir ao fim do artigo, antes das referências bibliográficas.

 

 

Resenhas

As resenhas devem ter entre 1.000 e 1.500 palavras, focalizando livros nacionais publicados no mesmo ano ou no ano anterior ao da submissão, ou, livros estrangeiros publicados nos últimos quatro anos.

Solicita-se aos autores de resenhas que seus textos privilegiem as seguintes questões:

  • Os objetivos do autor;
  • De que forma o livro se encaixa nos debates centrais da MESCLA?
  • Descreva se o livro tem um trabalho documental ou metodológico importante para a temática da MESCLA;
  • Qual a importância do livro para o contexto da MESCLA;
  • Qual (is) o (s) significado(s) historiográfico, cultural e educativo do livro;
  • A linguagem usada no livro é clara e atende as demandas da MESCLA;
  • Recomenda-se que as resenhas não resumam um a um os capítulos da obra tratada, mas a discutam em seus aspectos gerais. As resenhas não terão títulos, apenas a indicação bibliográfica completa da obra.

 

 

Entrevistas

As entrevistas devem ser inéditas, dando destaque a importantes expoentes e debates sobre as diversas temáticas da MESCLA. Devem conter no máximo 8 mil palavras, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 e processador de texto Word). A decisão pela publicação da entrevista será responsabilidade das Editoras Chefes. Será publicada apenas uma entrevista por edição.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.