O Potencial Transformador da Educação
Palavras-chave:
Educação Infantil, Alfabetização, Letramento, Narrativas Pedagógicas, Formação de Professores, Paulo Freire
Resumo
Saudoso e querido professor Paulo Freire, é com grande admiração que me dirijo a você para buscar compartilhar algumas reflexões que tive a oportunidade de fazer, com outros colegas educadores, sobretudo a partir de sua obra Pedagogia do oprimido (Freire, 2016). Antes de qualquer coisa, no entanto, convém me apresentar, pois o nosso lugar de fala diz muito sobre o que somos, o que pensamos e como nos constituímos como sujeitos.
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. 253p.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003. 122p.
KRONBAUER, Luiz Gilberto. Consciência (verbete). In: STRECK, Danilo; ZITKOSKI, Jaime (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 439.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. 253p.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: GRUBHAS, 2003. 122p.
KRONBAUER, Luiz Gilberto. Consciência (verbete). In: STRECK, Danilo; ZITKOSKI, Jaime (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 439.
Publicado
2023-12-20
Como Citar
AZEVEDO, A. C. P. DE. O Potencial Transformador da Educação. Pró-Professor, v. 2, n. 1, 20 dez. 2023.
Seção
Narrando vivências pedagógicas
Copyright (c) 2023 Aline Cristina Pereira de Azevedo
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