Avisos

A PROPROF está de volta!

2023-12-20

Depois de 10 anos, a PROPROF está de volta com nova proposta, mas reafirma sua vocação: ela é o produto final das produções de educadores e, ao mesmo tempo, pretende ser um mecanismo motivador para que eles produzam e publiquem narrativas pedagógicas sobre suas vivências docentes. A nova PROPROF está ligada a um projeto de extensão que, por sua vez, é vinculado ao Programa UFOP com a Escola - UCAE e se coloca como um dos recursos disponíveis para a formação continuada de professores. Seu público-alvo são professores da educação infantil, ensino fundamental e médio, incluindo a educação de jovens e adultos, que além de leitores-alvo, são também os principais autores da revista.

Leer más acerca de A PROPROF está de volta!

Número actual

Vol. 4 (2025): Revista Pró-Professor - Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas de professores da EJA
Capa da revista Pró-Professor. A parte superior é verde, com o título em destaque. Abaixo, há uma foto mostrando pessoas caminhando por uma rua estreita em uma comunidade, cercada por casas simples e muros de tijolos aparentes. Na parte inferior da capa, aparece o texto do tema especial da edição: “Educação de jovens e adultos pela cidade: andanças, memórias e reflexões”.

Querido(a) leitor(a),

É com alegria e satisfação que apresentamos mais um número da Revista Pró-Professor, dedicado a destacar um potente dispositivo de formação docente: a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. Neste volume, temos a oportunidade de conhecer relatos de educadoras e educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzidos a partir da pesquisa de doutoramento desenvolvida por Trinidad Vaccarezza na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Trinidad se inscreve, enquanto pesquisadora, na tradição narrativa e (auto)biográfica, situando-se na interseção entre pesquisa narrativa e EJA. Ainda na graduação, aproximou-se da Documentação Narrativa ao cursar uma disciplina ministrada pela professora Paula D’Avila, no curso de Ciencias de la Educación da Universidad de Buenos Aires (UBA). No mestrado, já na Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou com entrevistas narrativas e construiu relatos sobre cada professora participante, aprofundando-se nas singularidades de suas trajetórias. No doutorado, assumiu o desafio de pesquisar com professores, e não sobre eles — momento no qual a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas se consolidou como eixo de sua prática investigativa. Atualmente, integra a Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas da Facultad de Filosofía y Letras da UBA, rede que se tornou um projeto de extensão e vem impulsionando processos de Documentação Narrativa com docentes de diversas regiões da Argentina.

Esta edição da Revista Pró-Professor reúne pujantes relatos dos sujeitos que participaram de sua pesquisa no doutorado, revelando a potência da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas não apenas como metodologia investigativa, mas como um verdadeiro dispositivo de formação, diálogo e indagação sobre as próprias práticas.

Que esta leitura nos permita tocar e ser tocados por esse modo de olhar, narrar e pensar a docência — e que cada página nos convide a reconhecer, na trama cotidiana do trabalho educativo, a poesia que silenciosamente o sustenta.

Publicado: 2025-12-05
Ver todos los números