A comunicação pública e a função social do rádio: reflexões sobre o radiojornalismo de interesse público no Brasil

  • DEYSE ALINI DE MOURA Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Comunicação Pública, Radiojornalismo, Interesse Público

Resumo

Este artigo se propõe à revisão dos conceitos de comunicação pública e interesse público, fundamentando-se em autores como Duarte et al. (2012), Bucci (2013; 2015), Jaramillo (2012), Rothberg (2011), Moraes Júnior (2013) e outros. O trabalho apresenta, ainda, um levantamento das funções sociais do rádio enquanto meio de comunicação de massa que, apesar de antigo, ainda resiste ao avanço de outras tecnologias de informação e se mantém como uma plataforma que exerce um relevante papel na sociedade. O objetivo é proporcionar ao leitor uma reflexão acerca da ligação desses aspectos ao radiojornalismo de interesse público praticado no Brasil. Para tanto, são apontadas a trajetória e as principais características da radiofonia pública brasileira, segundo Zuculoto (2012). 

Biografia do Autor

DEYSE ALINI DE MOURA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar (2013). Atualmente mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa e interesse na área de radiojornalismo e comunicação radiofônica.

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Publicado
2017-09-02
Seção
Artigos